quinta-feira, 3 de abril de 2014

PRESENÇA FORTALECE A RELEVÂNCIA DA COMUNIDADE



Novos comportamentos. Ontem apresentei as estatísticas do IBGE sobre o consumo de smartphones no Brasil. Hoje, quero discutir novos comportamentos, com base nas reflexões sempre brilhantes do professor Silvio Meira. 

"o impacto de curto, médio e longo prazo de pessoas conectadas, dos relacionamentos e interações que estas conexões possibilitam, na formação de novos hábitos de articulação e participação social, de [re]criação de culturas, de trabalho, consumo… será imenso. mobilidade de conexões e comunicação, na escala em que começamos a ter, a partir de agora, vai mudar muita coisa. das escolas aos negócios, de empresas ao terceiro setor e no estado [com E, maiúsculo]. quem antever – bem antes dos outros - os desafios e oportunidades… há de criar novos negócios inovadores de crescimento empreendedor. “negócios”, aqui, não quer dizer empresas nem lucro, necessariamente; podem ser novas formas de fazer as coisas no estado, por exemplo, envolvendo muita gente, muito rapidamente, em função de um universo cada vez mais conectado e interligado de agentes, em tempo real. pense, pense nas possibilidades… (para ler mais clique aqui).
Silvio Meira fala sobre como o uso dos smartphones vai transformar comportamentos, desde que se criem janelas de oportunidade para essa transformação. Para mim, a palavra que sintetiza o primeiro movimento nesse processo é PRESENÇA. Tem que entrar na chuva para se molhar. O risco da omissão pode ser igual ou maior que o risco de imagem. Imagem você gerencia inclusive as crises que podem interferir até na reputação. Um exemplo desse trabalho pode ser acompanhado agora com a Burger King

Nem precisa ser auditor de marca para entender que houve negligência em relação ao risco operacional, decorrente da falta de compartilhamento, alinhamento e treinamento consistentes sobre o posicionamento da marca junto aos empregados. Agora, depois de demitir funcionários por comportamento indevido e exposição crítica da marca, o Burger King está oferecendo batata de graça aos clientes (clique aqui). 

Evidente que essas decisões nada têm a ver com smartphones. Será? Toda essa cadeia de notícias sobre a marca foi divulgada por meio dos canais convencionais e, principalmente, via redes sociais! A omissão também tem um preço e não é barato. São riscos inerentes ao negócio de qualquer natureza.

Em Previdência PRESENÇA em redes sociais ou aplicativos ainda é bastante tímida. Conteúdo para APP, o INSS - por exemplo - desenvolveu uma uma espécie de FAQ que pode ser consultado pelo celular. Mas ainda faltam exemplos que possam ser compartilhados. A PREVISC também tem um APP que dá acesso a dados personalizados sobre o plano.

Também pela fórmula smartphone + redes sociais, hoje foi divulgada a conquista de um prêmio pela Fundação COPEL. Trata-se do Prêmio WEPS - Empresas Empoderando Mulheres. Na foto, à direita, Cláudia Lima, gerente do departamento de Recursos Humanos da Fundação COPEL, recebe o troféu (clique aqui, para saber mais).
Uma notícia muito boa e com um diferencial imenso: foi compartilhada! Utilizou-se da PRESENÇA. Promoveu a IMAGEM e a REPUTAÇÃO. Ocupou espaço em corações e mentes, no imaginário! E certamente ainda vai desencadear muitas interações que possivelmente ficarão circunscritas à informalidade. É disso que Sílvio Meira fala. O valor e a relevância estão no compartilhamento e naquilo que a COMUNIDADE reconhece, legitima e, por tudo isso combinado, se fortalece e amplia suas possibilidades de significado.
Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário