segunda-feira, 12 de maio de 2014

SENTIDOS DA COMUNICAÇÃO DIALÓGICA E HORIZONTAL


É para esse novo comportamento dos jovens que as empresas precisam criar estratégias de Comunicação e Relacionamento. Há uma evidente alternância no direcionamento do fluxo comunicacional. Aqui, o cliente propôs a disputa e as empresas têm que disputar a compra (clique aqui). Quem vencer o desafio tem mais chance de fechar a venda e fidelizar o cliente ao menos no curto e médio prazos.

Outra questão bastante relevante: a exposição e visibilidade das marcas. As empresas precisarão encontrar caminhos para evitar riscos de imagem a si mesmas e às concorrentes, porque, neste caso Netshoes e Centauro construíram uma reputação pela qual precisam zelar.

A sinuca que o consumidor criou vale a seu favor a compra pelo melhor preço. Mas não vale a venda a qualquer preço. É preciso estabelecer um critério claro, para manter o negócio dentro do domínio institucional.

Agora, um aspecto dessa história é evidente: sem presença digital, sem existência institucional. Tudo aconteceu porque Netshoes e Centauro estão presentes nas redes sociais. Martha Gabriel, uma das mais influentes personalidades do marketing digital no Brasil, no livro SEM e SEO: Dominando o Marketing de Busca, afirma que:
Há alguns anos, todas as pessoas que faziam uma busca por uma determinada palavra-chave obtinham o mesmo resultado de busca. Hoje, a probabilidade de isso acontecer é cada vez menor. Conforme alimentamos a internet com nossas informações (busca, redes sociais, histórico de navegação, cliques, localização etc), de forma intencional ou não, proporcionamos cada vez mais um ambiente que permite aos buscadores diferenciar uma pessoa da outra e um contexto do outro para oferecer um resultado mais relevante a cada indivíduo. Esse é o caminho para web e a busca semânticas.
Foi por esse motivo que, no post anterior, eu mencionei a formação de massa crítica e autorregulação. A eficiência dos algorítimos vai aumentar, conforme formos capazes de interagir com a rede, criando relações de relevância e ética. Também mencionei a pressão de fora para dentro, num movimento de horizontalização do diálogo. 

Não há mais tempo para adiar a presença nas redes sociais. É tempo de aprender as novas formas de interação que a sociedade vai criar, para travar essa Comunicação que será para sempre em modo beta: imprevisível, dialógica e desafiadora.

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