quinta-feira, 30 de outubro de 2014

POST E SELFIE COM VOCAÇÃO PARA CAMPANHA

Um banner comemorativo, um clique, uma legenda e toda a rede social. Está montada uma campanha inteira de Comunicação e EngajamentoEncontrei agora cedo na minha timeline a foto deste post e a seguinte legenda:


"Gostaria de aproveitar a oportunidade para, na pessoa de seus dirigentes, parabenizar a Fundação Copel pela sua existência.
A todos os seus participantes e beneficiários por terem depositado não só as contribuições que lhes garantem um futuro melhor, mas sobretudo a confiança que forma a credibilidade da Entidade!
A todos os seus participantes e beneficiários por terem depositado não só as contribuições que lhes garantem um futuro melhor, mas sobretudo a confiança que forma a credibilidade da Entidade! E... Em especial a todos os seus empregados que se dedicam diuturnamente para que todos os participantes vivam mais e melhor!"
O autor da mensagem é Alexandre Barbur, um de meus alunos no módulo de Gestão de Comunicação, Marketing e Educação Previdenciária, que ministrei para o MBA da PREVIPAR/Universidade Positivo, em Curitiba, este ano.

O que a iniciativa tem de bacana? A espontaneidade, o protagonismo, a autenticidade e o potencial poderoso para a multiplicação orgânica e exponencial! Foi por isso que eu resolvi transformar em reflexão aqui no CONVERSAÇÃO! Aliás, um dos desafios hoje em todo o mundo é fazer a informação se transformar em CONVERSAÇÃO, é criar essa combustão espontânea, essa interação entre as PESSOAS, ainda que elas estejam geograficamente separadas, porém conectadas por um compartilhamento de ideias e ideais.

Nos bastidores do post do Alexandre Barbur tem muito storytelling! Tem a instituição como protagonista dos 43 anos de história. Tem ele como protagonista de uma história institucional. Tem os participantes e assistidos como favorecidos por muito trabalho e dedicação. Tem os funcionários como protagonistas do trabalho. Tem a confiança como valor intangível desses 43 anos de história.Tudo isso a gente tira deste post! 

Tantos públicos, tantas experiências individuais e coletivas! A sociedade precisa hoje dessas vivências, desses compartilhamentos, dessas inspirações para transformar informação em conhecimento.

Criatividade e inovação

No início do mês fui convidada para refletir sobre a minha perspectiva de Criatividade e Inovação em Previdência Complementar. A minha perspectiva sobre Criatividade é meio aristotélica. Sempre foi. Aristóteles é um clássico! Ele sintetizou tudo em uma fórmula: engenho (90%) e arte (10%). Tudo é trabalho. No trabalho contínuo, a transformação é forjada.

O professor Silvio Meira - referência indiscutível no assunto - fala que o processo de Inovação pode ser de três tipos: revolucionário, evolucionário e incremental. Não existe o mais importante. Todos são valiosos para quem quer garantir um negócio inovador de relevância junto à comunidade que atende. 

Pablo Picasso - gênio incansável - dizia tudo isso de uma forma muito objetiva: "Inspiração existe, mas ela precisa te encontrar trabalhando". E o que o Alexandre Barbur estava fazendo em frente ao banner? Trabalhando! Ainda que inconsciente, intuitivamente, ele estava trabalhando um conceito, uma marca, uma reputação, um legado. 

E o que eu estou fazendo aqui, escrevendo sobre tudo isso? Trabalhando! A diferença é que talvez o meu processo seja mais consciente porque eu - o tempo todo - garimpo iniciativas, experiências significativas para compartilhar aqui. Elas me ajudam a registrar esse processo de inovação incremental pelo qual a experiência e a expressão da Previdência Complementar vêm se transformando no Brasil.

Não faz muito tempo, essa democratização, essa horizontalização, essa descentralização de processos era absolutamente inimaginável. Mas o mundo muda, as PESSOAS fazem o mundo diferente e protagonizam essas mudanças ainda que nem sempre percebam que o próprio poder de fazer o mundo ser outro!

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