segunda-feira, 24 de novembro de 2014

JOAQUIM LEVY, NELSON BARBOSA E A PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

Oportunidade a gente agarra pelo topete. Porque ela é careca na nuca. Eu aprendi isso em um dos cursos que fiz pela vida. Acho que foi em um sobre Vendas, pelo Instituto Tadashi Kadomoto. Para ser honesta, no meu caso, as lições que eu consegui reter estão no nível subconsciente. 

Exceto esta sobre oportunidade. Eu lembro dela com frequência. Curioso que nunca antes da história, mas sempre depois, quando me dedico a fazer uma análise de avaliação de comportamento, proatividade, determinação, persistência e até mesmo inovação ou improviso para vencer desafios. Vou explicar tudo isso de um jeito muito prático.

Quando recebi o convite para fazer TV ABRAPP, eu fui honesta e me propus compensar minhas limitações com um trabalho alternativo. 

Sempre curti muito todo o processo, e valorizo cada etapa de trabalho, principalmente quando tudo está pronto eu posso compartilhar o conteúdo. Nunca pensei, entretanto que essa oportunidade fosse me ajudar a conquistar alguns registros tão valiosos. Os dois mais antigos são de Joaquim Levy falando sobre investimentos pela BRAM e o reconhecimento do trabalho estratégico dos fundos de pensão.




Na última semana, Joaquim Levy foi convidado na última semana para compor a equipe econômica do Governo. Ele deve assumir o Ministério da Fazenda em breve. Há dois meses, quando ninguém cogitava publicamente essa possibilidade, Joaquim Levy integrava o grupo de palestrantes do 5º Seminário A Sustentabilidade e o Papel dos Fundos de Pensão no Brasil e concedia mais um depoimento à TV ABRAPP.



Confesso que - às vezes - pela especificidade e complexidade dos temas que envolvem Previdência Complementar, fico meio intimidada de conversar com esses profissionais. Mas crio uma estratégia de abordagem, vou lá, brigo por ela e procuro materializar. Nem sempre dá certo. Mas quando dá, eu fico numa euforia infinita. Porque posso compartilhar o que vivencio com outras PESSOAS.

O teor das entrevistas é o que sempre me deixa mais empolgada. É ouvindo e interagindo sobre esse conteúdo que as interdependências da Previdência Complementar vão ficando mais claras para mim. Por exemplo: durante o 35º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, que aconteceu agora no início de novembro, a lição é explícita sobre a interface desenvolvimento econômico e social. Nunca o tema foi tão claro para mim. E, o registro fica nas palavras de Nelson Barbosa, professor da FGV que deverá assumir o Ministério do Planejamento.


Para mim, sem dúvida, é uma honra produzir pauta, ou conversar de improviso com profissionais tão experientes e gabaritados. Para dizer a verdade, eu nem penso muito nisso para evitar um black out emocional, uma vez que a minha personalidade tem uma tietagem inata pelas PESSOAS e um fascínio pelo trabalho.

TV ABRAPP: um acervo precioso

Depois de quatro anos de trabalho, a TV ABRAPP está com um acervo de 830 vídeos e superou as 80 mil visualizações. É uma vitória porque, quando conversamos, contávamos mesmo com a aposta visionária de Devanir Silva, o diretor geral da TV ABRAPP, e a nossa determinação pessoal para construir esse projeto.

Todos evoluímos. Eu com a curadoria de conteúdo e produção de roteiros possíveis e impossíveis. O Alexandre D'Andrea com sua capacidade de criar soluções instantâneas para as edições. E os entrevistados, que ganham cada vez mais fluência e topam protagonizar essa história. Claro que a equipe da TV ABRAPP - uma vez por ano - é muito maior. Mas, esse é o tripé sobre o qual está apoiada a produção e a divulgação de conteúdo.

2015 tem mais. Enquanto 2015 não chega eu remexo o baú do tesouro. Sim, informação é muito preciosa! Claro que não me pertence. Mas, como avaliador de joias, eu observo cada entrevista e vou me encantando com as cores, tons e brilhos que descubro a cada novo olhar. Como criança, eu tenho um sonho: que o mundo se deixe tocar por essa forma espontânea de conhecer a Previdência Complementar. É breve, é leve, é transformador.

Curtiu? Então compartilhe! Seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário