quarta-feira, 19 de novembro de 2014

UMA REDE DE COMPARTILHAMENTO DE EXPERTISE

Busca permanente de soluções. O mundo em modo beta exige essa competência, essa prontidão em todas as áreas. Em Previdência Complementar o compromisso é ainda maior. E o motivo é simples: Previdência Complementar no Brasil ainda não é um tema de domínio público.

Muita coisa já foi construída, para socializar os conceitos e as práticas. Mas ainda há muito mais para ser feito. É por isso que publicações lançadas pela ABRAPP durante o 35º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão devem ser muito comemoradas.

As versões para download já estão disponíveis no portal da ABRAPP (clique aqui). O trabalho sintetiza contribuições de profissionais especializados em diferentes áreas e que combinam sua vivência em fundos de pensão às mais modernas técnicas de gestão.

Educação Previdenciária


O Guia para Modelagem de Programas de Educação Financeira e Previdenciária (clique aqui) foi desenvolvido pela Comissão Técnica de Educação da ABRAPP com o propósito de estimular a evolução de projetos e ações já implantados ou a elaboração de novos Programas. 

Relacionamento com o Participante

A Comissão Técnica Nacional de Relacionamento com o Participante da ABRAPP também contribuiu com a publicação Como Pensar, Criar e Aprimorar uma Área de Relacionamento (clique aqui). Existem soluções próprias e terceirizadas. E toda a experiência reunida neste trabalho tem a finalidade de contribuir para melhores indicadores de satisfação e mais eficiência no gerenciamento das atividades desenvolvidas nesta área.

Governança e Segurança da Informação


Dois temas sensíveis combinados em uma só publicação. A Governança é hoje desafio para todo ambiente corporativo, porque envolve a negociação de sentido e valores para diferentes grupos de interesse. Também envolve geração de confiança. As instituições só sobrevivem às mudanças de contexto quando desenvolvem relações íntegras com seus públicos de interesse. A segurança da informação está incluída neste processo que - paradoxalmente - precisa ser transparente.

Um trabalho importante que a Comissão Técnica Nacional de Governança da ABRAPP desenvolveu para contribuir com a adoção e evolução das melhores práticas na gestão de Previdência Complementar. Clique aqui para acessar a versão para download do Manual de Governança em Segurança da Informação.

Sustentabilidade
A continuidade do negócio está cada vez mais associada a decisões que preservem o tripé da sustentabilidade: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e preservação ambiental. Os investidores institucionais têm grande responsabilidade nesse processo, porque influenciam decisões de grande impacto, que gerem retorno. A qualidade depende desses resultados agregarem esses princípios para que a cadeia de valor seja sustentada no longo prazo. 

A Comissão Técnica Nacional de Sustentabilidade da ABRAPP tem trabalhado para disseminar esse conceito de atuação que agora está presente também no Guia de Melhores Práticas em Sustentabilidade. Para fazer o download da versão digital, clique aqui

Disseminação de expertise

Realizar todo esse trabalho dependeu fundamentalmente de uma rede colaborativa. Se essa rede - no mundo real - é limitada a seus integrantes, no mundo virtual ela é sem limites. E está aberta a todos que queriam ajudar a disseminar esse conjunto de práticas que a ABRAPP apoia e estimula. 

O padrão de excelência de atuação das Entidades Fechadas de Previdência Complementar associadas à ABRAPP é uma referência no mercado. E sua evolução está diretamente relacionada à capacidade de compartilhamento desse conteúdo, à formação de massa crítica e ao fortalecimento dessa inteligência de gestão tão necessária ao país . Colabore você também! Vou encerrar este post com um vídeo da TV ABRAPP que fala sobre a importância desse modelo de Previdência Complementar Brasileiro para o mundo.



Curtiu? Então compartilhe. Seu clique faz a rede crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário