terça-feira, 30 de dezembro de 2014

MULHERES E CRIANÇAS: AS FACES DO SÉCULO 21

As contas não fecham! Sempre ouço essa frase nas palestras que ouço sobre Previdência. Este ano, a coisa ficou mais complicada. 2014 registrou o maior déficit da história (clique aqui), a quebra da Petrobrás (clique aqui) e recorde na arrecadação de impostos (clique aqui).

Para equilibrar os números, o Governo lançou um "pacote de maldades" (clique aqui). A fórmula é a seguinte: os cortes em benefícios sociais evitam cortes em contas oficiais. Simples assim! E a gente continua pagando tudo. O que eu fico pensando é: até quando?

Enquanto não descubro a resposta para minha pergunta, vou festejar aquilo que entendo como novo e única forma de resistência e subversão a esse antigo Baile da Ilha Fiscal. 

As oportunidades de 2015

Adoro ler Gustavo Cerbasi porque ele é um entusiasta da autonomia, da emancipação. Com muita lucidez, em seus textos já está antecipada a redução gradativa dos benefícios sociais que, na década de 1970 puderam ser generosos para alguns cidadãos. O Brasil tinha muito mais gente contribuindo do que recebendo benefícios.

50 anos depois, a coisa tem outra configuração. Os dados demográficos mostram alta taxa de longevidade e a baixa taxa de natalidade como os principais fatores que impactam o valor dos benefícios oficiais. Isso sem entrar no mérito da qualidade de postos de trabalho (clique aqui).

As oportunidades de 2015 é para os brasileiros que deverão viver uma realidade diferente da nossa. Tem gente trabalhando para isso, ainda que mudanças sejam um acontecimento complexo, tão difíceis de acreditar... como os milagres! As sementes podem ser pequenas - como as de mostarda - mas vão germinar.

Staanoi - ONG italiana focada em projetos educacionais - montou um programa para ajudar jovens a planejar seu futuro. O Gamechangers (clique aqui) procura desenvolver habilidades próprias da sociedade do século 21: Comunicação, Empreendedorismo, Negociação, Mídias Sociais, Liderança, Criatividade, "Meu Futuro" (como fazer escolhas certas).


Icatu Seguros - colocou no ar a campanha OS BEBÊS DA VIRADA (clique aqui). Não é sorteio! Os bebezinhos ganhadores já nascem com previdência privada. E têm muito mais oportunidade de reconhecer o valor da construção desse patrimônio, porque hoje há mais informação sobre Educação Previdenciária disponível. Tem muita gente trabalhando para mais consciência, para mais "escolhas certas", "escolhas inteligentes - as habilidades do século 21. O trabalho da Icatu é para criar novas realidades, novas histórias de vida e aposentadoria.



Mongeral Aegon - recebeu o prêmio de Inovação da CNSeg - categoria Produtos e Serviços pelo o case Estratégia Digital da Mongeral Aegon - um novo modelo de distribuição. A empresa integrou estratégias arrojadas de Comunicação, Marketing e Relacionamento em um plataforma tecnológica moderna, para atingir escalas maiores em seus resultados, humanizar as conexões com seu público e personalizar atendimento.

As melhores escolhas para a aposentadoria das mulheres também estão entre os temas que a Mongeral vai desenvolver em 2015. O vídeo a seguir mostra isso e sintetiza uma pesquisa global, feita sobre os hábitos de poupança das mulheres no mundo.



Mulheres vivem mais. Mulheres são mais numerosas. Mulheres têm um papel estratégico na sociedade: elas são grandes formadoras de opinião. Elas são multiplicadores de valores junto à família. Daí a relevância desse trabalho que a Mongeral Aegon está fazendo.

Crianças e mulheres - até então o século 20 tidas como minorias - podem ser as respostas para as atitudes de valor do século 21. As soluções do futuro! Não é mais o Estado, como antecipa Gustavo Cerbasi. É o indivíduo buscando formas autênticas, autônomas, independentes de ser, de transformar o universo ao seu redor.

Para mim, essa é a resposta para aquela minha pergunta "até quando?". As escolhas certas, os jeitos inteligentes de investir e criar valor para a vida é que vão revolucionar a sociedade do século 21. É essa mudança que vai reconfigurar o papel e a estrutura do Estado de delinquente social para prestador de serviços de excelência às PESSOAS.

Curtiu? Então compartilhe. Seu clique faz a rede crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário