quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

GLOBAL MONEY WEEK: MUITAS AÇÕES, UMA FILOSOFIA

Eu terminei de assistir ao webinar sobre a 2ª Semana de Educação Financeira - evento que integrará a Global Money Week - e vai acontecer entre os dias 9 e 15 de março (clique aqui).

O webinar foi uma realização SPPC/PREVIC/ABRAPP/ICSS e teve o objetivo de compartilhar uma apresentação de 10 slides para padronizar seminários que possam ser realizados por profissionais e Entidades Fechadas de Previdência Complementar que se inscreverem para participar da 2ª Semana de Educação Financeira (clique aqui).

Os resultados da ENEF

Para quem não sabe, aqui no Brasil, Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) teve os primeiros movimentos entre 2006 e 2007. Paulo César dos Santos, da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar, durante o webinar, apresentou os resultados de uma ação voltada para o ensino médio, implantada em 891 escolas públicas brasileiras, capitaneadas por 1.200 professores e envolvendo 27 mil alunos:

  • Aumento da proficiência financeira: os jovens passaram a ter mais desenvoltura, confiança e domínio ao lidar com dinheiro.
  • Aumento da autonomia financeira: os jovens aprenderam a negociar mais
  • Aumento da propensão para poupar: resultado de consciência crítica sobre os apelos para o consumo e aumento da capacidade para fazerem escolhas mais inteligentes.
  • Mudança de comportamento: estabelecimento de prioridades, capacidade de negociação, controle de despesas.
Os resultados tiveram acompanhamento do Banco Mundial. E, para 2015, é ampliar o trabalho por meio de multiplicadores para atingir 3 mil escolas, 545 professores e 247 multiplicadores.



Esses dados são fantásticos e o que o Ministério da Previdência Social, a SPPC e a PREVIC querem é engajamento. Porque há um segmento importante para a disseminação da cultura previdenciária: os jovens do ensino técnico e os universitários. 

No Brasil, há outras instituições envolvidas nessa difusão de cultura financeira e previdenciária: Banco Central, FEBRABAN, CVM, SUSEP, CNSeg, ANBIMA, BOVESPA, Ministérios da Justiça, Fazenda e Educação. Mas o mundo está inclinado e observando melhor essa questão do comportamento financeiro não apenas dos jovens, mas sociedade.

A expansão da rede

Presencial é melhor, mas a solução a distância favorece quem tem pouca disponibilidade de tempo para entrar em contato com esses conceitos muito novos, mas que estão se fortalecendo a cada dia. Educação Financeira e Educação Previdenciária significam mais cidadania e autonomia. Formação de massa crítica contribui para um sistema financeiro mais eficiente e sólido. No limite, estamos falando de desenvolvimento econômico e social. Por isso, a relevância desse webinar que, tomar, vire série! 



Curtiu? Então compartilhe. Seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário