sábado, 23 de maio de 2015

COMUNICAÇÃO: AS EVIDÊNCIAS DAS MUDANÇAS

Assistir ao Encontro Nacional de Comunicação e Relacionamento dos Fundos de Pensão é ficar pilhado por muito tempo. Eu nunca me esqueci da primeira vez que vi Gil Giardelli em uma das edições do evento. Alguns anos depois, vi de novo. E fui parar em sua sala de aula, na ESPM-SP. Em 2015, vi novamente e agora estou eufórica porque no segundo semestre, ele lançará outro best-seller. Como eu sei? Ele me disse na semana passada. Além disso, pelas redes sociais, eu sigo os movimentos que o professor compartilha. "Você é o que você compartilha", diz o mantra de Gil Giardelli e título de seu primeiro best-seller.

fato é: não dá para reproduzir, reduzir, explicar em post o que acontece nesse tipo de evento. Porque é muita informação, muita reflexão condensada, muito caminho para selecionar e decidir qual seguir. Para quem quiser ter uma ideia do que aconteceu lá, sugiro dar uma espiada nas apresentações disponibilizadas pela ABRAPP (clique aqui). Sei que sou suspeita para escrever em razão da minha vaidade profissional, mas outra fonte muito relevante é a TV ABRAPP. Os vídeos com os palestrantes, autoridades e organizadores do evento estão no ar (clique aqui).

Análise de perfil psicográfico

Fazer um post é transformar um mundo de ideias em hai-cai, porque a história tem que ser curta. Um dos temas que me chamou a atenção foi a utilização da análise do perfil psicográfico, que os especialistas desenham, com base em pesquisa de estilo de vida. É uma ferramenta de marketing que as agências de publicidade estão usando para produzir campanhas com mais elementos que provoquem identificação entre o consumidor e o produto. Portanto, a assertividade da mensagem é maior. Portanto, a efetividade financeira do investimento em Comunicação é maior. Quem discutiu o assunto foi a dra. Iara Silva da Silva (ESPM-Sul). 

O que o mundo tem de novo? A longevidade. Isso é fato! O público que está experimentando essa realidade é estratégico para os negócios simplesmente porque esse público tem poder de compra. E os arranjos familiares vão determinar estilos de vida e movimentos de consumo.

Em 2013, quando o HSBC lançou uma das edições de sua pesquisa global O futuro da aposentadoria, os dados apontavam para um otimismo dos indivíduos que estavam se aproximando dos 60 anos de idade. A interpretação dos dados atribuiu o comportamento ao impacto das novas tecnologias de Informação e Comunicação. A rede integrando e tornando as PESSOAS mais interativas. Agora, em 2015, estamos comprovando a materialização do dado antecipado pela pesquisa (clique aqui). 


O que me deixa feliz em relação a esses dados é que eles registram uma mudança de eixo de interesse. A longevidade, os idosos, a Terceira Idade e seus hábitos, seus interesses, suas atitudes estão pautando a atenção de grandes instituições. Só por uma mudança nas regras da natureza? Claro que não! 

Eu interpreto essas informações de duas formas. Uma objetiva e já estudada pela Economia. Os idosos conquistaram autonomia financeira e têm poder de consumo. Hoje, eles são quase 10% da população. E é um segmento em expansão no médio prazo. A segunda, eu ainda não vi estudos sobre isso, mas em breve, eles devem surgir por aí: os idosos ativos são formadores de opinião e influenciam comportamentos. Eles sabem o que querem. Eles pesquisam para consumir. Eles são informados. Eles são exemplo, isso é inquestionável.

Para quem trabalha com Previdência Complementar, sim, a geração WHY (should I) - representada pelos mais jovens que estão entrando no mercado de trabalho - é um desafio permanente. Mas esse grupo, no longo prazo, tende a encolher. 

Para encerrar o post (não as reflexões sobre o 6º Encontro de Comunicação e Relacionamento dos Fundos de Pensão), vou publicar o um vídeo sobre outro tema: a construção de marca. Eu adoro pensar sobre isso! Se para muita gente games são desafio, para mim, a maior viagem é conhecer o que agrega para a construção de marca, reputação institucional e continuidade do negócio.  No momento, eu acho que a fórmula que melhor responde é um somatório de tecnologia, big data, pesquisa de comportamento e estilo de vida e gestão de risco de imagem. Tem o relacionamento e a experiência de uso também, mas isso é papo para outro post.


Curtiu? Então compartilhe. Seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário