quarta-feira, 23 de novembro de 2016

DE CURITIBA A LUANDA: NOVIDADES O QUE FAZEM O MUNDO GIRAR MELHOR

Para mim, a amizade em rede e a Comunicação em rede é melhor do que Prozac! Explico: esses últimos dias - por falta de notícias boas - escrevi pouco aqui no blogue. O desânimo não é bom para ninguém. 

Mas hoje tudo mudou! Logo cedo recebi um e-mail do querido professor Marcos Adlich, que também atua na área de planejamento estratégico da FIBRA.

Na mensagem, informações sobre um evento que acontecerá em Curitiba, no próximo dia 29 de novembro, para mostrar a experiência de  empresas que implantaram o sistema BPM (Business Process Management). A FIBRA é uma delas! Daí, eu quis saber:  o que o BPM faz? E o professor Marcos Adlich explicou: 

"É um caminho bem interessante, pela proposta de mover a empresa para, de fato, ser uma empresa do século 21. O BPM é um modelo que fornece um conjunto de soluções para aumento de performance, visibilidade gerencial, inovação organizacional, etc. Tudo alinhado ao direcionamento estratégico construído. Como um 'guarda-chuva' dos modelos de gestão existentes. Fortalece as perspectivas de gestão e de governança. Alcança todos os processos corporativos (a cadeia de valor do negócio). É uma metodologia facilitadora da implementação da estratégia organizacional que induz à ampliação da visão sistêmica e adiciona valor à relação com o cliente".

A TI e a consciência coletiva

Se o ser humano fosse perfeito, muitos avanços tecnológicos não teriam sentido. Para compensar a imperfeição é que existem sistemas e controles automatizados cada vez mais integrados, sistêmicos e potentes. Eles interagem com a inteligência que está nos bastidores dos processos. Colaboram para a evolução da gestão do conhecimento, do legado institucional. 

Isso é fascinante! Penso que se, por um lado, o Direito, a Filosofia, a Sociologia, a Comunicação, a Educação e outras áreas do conhecimento foram parcialmente efetivas em fornecer uma consciência prática sobre a vida em comum, por outro lado e no limite, a Gestão e a Tecnologia da Informação - por meio de dados, processos transparentes, rastreáveis e alta precisão - podem despertar nas PESSOAS essa consciência de integração, interdependência e coletividade. 

A cadeia de valor do negócio é alavancada porque ganha objetividade e segurança. A inteligência artificial é integrada à estratégia organizacional para criar uma estrutura cada vez mais orgânica. Parece futuro, mas é agora! Fico pensando no potencial desse método para gerar dados,  pistas e respostas que facilitem e promovam a Comunicação e a Educação Previdenciária (tags, rastreamento de áreas de interesse, previsão de demandas). Mas essas respostas só quem estiver em Curitiba e prestigiar o BPM Day vai descobrir. 

Brasil, Portugal & Angola

Depois do e-mail de Curitiba, recebi uma ligação de Belo Horizonte. O professor Ivan Sant'Ana Ernandes do outro lado da linha, me avisando que também dia 29 de novembro estará em Angola, no evento A PROTEÇÃO SOCIAL COMPLEMENTAR: PRESSUPOSTOS, EXIGÊNCIAS, BENEFÍCIOS E RISCOS, que será realizado na Escola Nacional de Administração (vinculada ao Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social).

Pela programação é composta por um painel dedicado a abordar o tema pela perspectiva local. Os especialistas angolanos falarão sobre o Regime Jurídico, Financiamento e das Associações Mutualistas. Já no painel internacional, será montada uma mesa redonda da qual participam representantes de três países: João Neto (Angola), Tereza Fernandes (Portugal) e Ivan Sant'Ana Ernandes (Brasil). Eles deverão apresentar as experiências, soluções e os desafios mais marcantes que cada país enfrenta na gestão previdenciária.

Fico pensando em como a bandeira da proteção previdenciária precisa ser estendida e fortalecida para além de fronteiras, dentro de corações e mentes das PESSOAS. E no potencial dessa rede de Comunicação que revela nossa interdependência e o valor de cada contribuição para o fortalecimento desse ideal que nos conecta e humaniza. Desejo sucesso e luz a todos que dia 29 de novembro estarão fazendo o mundo girar melhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário