sexta-feira, 30 de março de 2012

Eliane Miraglia - pessoa jurídica


2009 foi um período importante na minha vida. Muita coisa aconteceu, mas eu quero só falar de um texto que eu escrevi por encomenda. Efeito borboleta: uma reflexão sobre educação previdenciária. Foi originalmente publicado no site da SUPORTE Consultoria e Treinamento e replicado em alguns outros sites. (http://www.economus.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2937&sid=291)
Para mim, o texto marca o início de uma transformação pessoal. Eu estava saindo de uma experiência formal de mais de 25 anos de trabalho para uma nova aventura: consultoria independente. Claro que, naquele momento, as coisas não eram tão claras ainda.
Mas, quase três anos depois, por incentivo de clientes que passaram a apoiar e reconhecer os resultados daquilo que fiz nesse período, decidi dar mais um passo nessa história. Esta semana, teve início oficial a Eliane Miraglia Estratégias de Comunicação. A empresa nasce com uma configuração de empreendedor empresarial. Mas as interdependências com clientes, parceiros e amigos são incríveis.


Clientes


ABRAPP Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar 

Desde 2010, eu faço o acompanhamento do Programa de Educação, atividade presencial e itinerante, realizada nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Os cursos são nas áreas de Atuária, Administração Geral, Auditoria, Controles Internos, Contabilidade, Finanças,  Fiscalização, Jurídico, Tributação, com foco em Previdência Complementar.
Também faço o acompanhamento das atividades do Núcleo de Educação, durante o Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão. Trabalhei no planejamento e implementação da TV ABRAPP em 2011.


SARAH PREVIDÊNCIA
Desde 2011, faço o desenvolvimento de conteúdos para o portal institucional, relatórios de administração, cartilhas e outras peças de comunicação e relacionamento com o participante.

PREVI - Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil

Aqui, além de cliente, tenho também parceira de trabalho com a SUPORTE Consultoria e Treinamento e a SENTIRE Anotações Técnicas. As três consultorias estão envolvidas no desenvolvimento de capacitação técnica personalizada. Trabalhamos com a equipe de captação e em 2011 e 2012  participamos do Encontro Nacional PREVI & GEPES.


GAMA - Consultores Associados
Trabalhamos em uma parceria muito interessante no seminário internacional O Sistema Previdenciário Holandês (http://gamaprevidenciaholandesa.wordpress.com/gama-consultores-associados-2/). Também envolveu a SUPORTE Consultoria e Treinamento e a SENTIRE Anotações Técnicas.


Por meio da GAMA, chegamos a outra experiência maravilhosa para a EMBRAER PREV. Dessa vez, reunimos muitos, mas muitos parceiros: SUPORTE Consultoria e Treinamento, MML Advogados Associados, PPS Portfolio Performance, Rubik e Vannon. Quando o trabalho for lançado, posto os endereços para acesso.


Parceiros institucionais


SUPORTE Consultoria e Treinamento - Diretor executivo: Nivaldo Cândido de Oliveira Jr.
Fazemos muitas coisas juntos. Desde a elaboração de 'provocações' publicadas periodicamente pelo Lendo a Mídia, até treinamentos nas áreas de Comunicação e Educação Previdenciária. A ideia é sempre buscar um caminho de inovação e ampla articulação do conteúdo e do conhecimento. Estamos juntos no trabalho para a PREVI e a EMBRAER PREV. 


SENTIRE ANOTAÇÕES TÉCNICAS - Diretora executiva: Rosana Rocha
Compartilhamos alguns projetos: TV ABRAPP e PREVI. A SENTIRE desenvolve um trabalho de anotação técnica para a SUPORTE Consultoria e Treinamento e eu faço a edição final do conteúdo, em razão de minha experiência especializada em Previdência Complementar.


MSB Consultoria Empresarial - Diretora executiva: Marisa Santoro Bravi
Tivemos oportunidade de nos conhecer em 1991 e trabalhar juntas na Fundação CESP. Em 2010 escrevemos a monografia: Comunicação e Educação Previdenciária: a importância dos valores para a construção de novos paradigmas sociais. O texto está disponível para consulta em http://biblioteca.abrapp.org.br/default.html.


ATEST CONSULTORIA ATUARIAL - Diretor executivo: Ivan Sant'Ana Ernandes
Nossa parceria é nas reflexões e algumas produções. Trabalhamos na matéria para a TV ABRAPP sobre Educação Previdenciária, com uma perspectiva Brasil e Angola. E produzimos alguns textos publicados pelo Lendo a Mídia.



Amigos e parceiros acadêmicos


A lista é grande, mas vou resumir às produções mais recentes e relevantes para este post. Lucas Silveira (PUC/SP e Novartis) por nossas conversações sobre Educação Previdenciária e reflexões que ele incluiu no TCC apresentado à PUC em 2011. Juliana Laurino (USP/Folha Press) temos juntas alguns resultados, mas estamos o que é melhor são nossas reflexões sobre comunicação e meios de comunicação de massa. Bárbara Júlia Leitão (ECA/USP) por trabalharmos com grupos de foco em bibliotecas durante seu mestrado e censura nas bibliotecas públicas na tese de doutorado. A experiência se expandiu e está atravessando fronteiras, pela relevância histórica e social. Viktor Blazek (ECA/USP) que tem um trabalho fantástico desenvolvido na interface comunicação e humor e comunicação e jogos eletrônicos, apropriados para o ambiente corporativo.


Eliane Miraglia Estratégias de Comunicação está iniciando um vôo sustentado, que se estabelece por meio dessa interdependência e muita liberdade de pensamento e autonomia de expressão. Meu trabalho está cada vez mais autoral e autêntico. A borboleta bateu asas em 2009 e o vôo vai ao infinito e além.



Um comentário:

  1. Que conquista maravilhosa! Tenho certeza que este voo apenas começou e que esta borboleta voará sem limites e descrobrirá o mundo...

    ResponderExcluir