quarta-feira, 15 de abril de 2015

CRÉDITO CONSIGNADO: APROVADO AUMENTO PARA 40%

Caros leitores do Conversação, juro que a realidade está maior do que o propósito do meu declarado posicionamento otimista assumido aqui. Lamento, mas tenho que escrever este post! A notícia: aprovado aumento de crédito consignado de 30% para 40% da renda (clique aqui e aqui).

Ainda que os economistas tenham alertado sobre os riscos da dívida de aposentados e pensionistas virar uma bola de neve e arruinar o orçamento das famílias, a medida foi aprovada pela Câmara dos Deputados, atendendo a pedidos de sindicatos e confederações de aposentados, pensionistas e idosos.

Instrumentos didáticos mais intensivos

Diante da anunciação da catástrofe é estranho pensar em poupança. Como é que alguém vai pensar em reservas para fazer frente à longevidade com um apelo tão concreto para gastar mais, aumentar o endividamento e o longo prazo vira apenas um horizonte para o talvez cumprimento do compromisso do pagamento de dívida.

Dá para alguém responder: quem pode ser feliz com uma dívida como horizonte no longo prazo? 

Dá para enxergar que, além da dívida, muito provavelmente o aposentado, a pensionista e os idosos vão desenvolver alguma depressão, alguma fragilidade, alguma patologia associada a essa bola de neve? Eu não tenho dúvida!

Também não tenho dúvida que a Educação Financeira e Previdenciária terá que ser ainda mais evangélica e incisiva, provocar ainda mais buzz, desenvolver todo tipo de disseminação em rede. Pelo menos, enquanto não houver interesse político em se aprovar um apelo concreto e efetivo para poupar (como maior incentivo tributário, por exemplo), especialmente agora que o perfil demográfico está se alterando, com o envelhecimento da população, com a diminuição da fecundidade e da mortalidade. A esse cenário, no século 21, há ainda um outro elemento agregado, que vai impactar nos cálculos da Previdência Social: as migrações. As estatísticas são do IBGE, registradas no relatório O Conhecimento da Dinâmica Demográfica Brasileira no Início do Novo Milênio (clique aqui).

Dá para ter uma ideia do que vai acontecer com os benefícios sociais? Hoje eu vi, nas redes sociais, a fábula O sonho dos ratos escrita pelo genial educador brasileiro Rubem Alves. Vou encerrar com o link dela, para quem se interessar (clique aqui). Quem preferir a versão cinematográfica do texto Ensaio sobre a cegueira, do escritor português José Saramago, também terá uma metáfora muito realista sobre os fatos nossos de cada dia. Graças às redes sociais, dá para assistir online. Aqui, só um drops.


Curtiu? Então compartilhe. Seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário