Usei, de propósito, como título deste post o valor intangível mais exaltado no universo da Previdência Complementar: CONFIANÇA! Fico inquieta diante desta bandeira em razão de inevitáveis questões, variações sobre o mesmo tema:
- como estabelecer confiança entre pessoas que não se conhecem?
- como manter a confiança entre pessoas e Entidades de Previdência Complementar?
- como aumentar o índice de confiança entre pessoas que compartilham objetivos semelhantes?
Marketing estratégico é bom e faz crescer - matéria publicada na Revista Fundos de Pensão 379 - março / abril 2012 - traz a entrevista com o prof. José Lupoli Jr., do Departamento de Marketing da Universidade de São Paulo. Para ele, a ferramentas do marketing "se bem aplicadas, podem fazer a diferença na intensidade com que os fundos de pensão ocuparão espaço no imenso mercado emergente brasileiro".
Entre as ferramentas, o prof. José Lupoli Jr. destaca as pesquisas qualitativas e quantitativas como base para o desenvolvimento de estratégias de aproximação e conhecimento das expectativas do público potencial para as Entidades de Previdência Complementar.
Afinal, as pessoas que possuem plano de previdência complementar aberta ou fechada somam somente 8% da população brasileira. Esse dado mostra o "potencial formidável de crescimento dese setor". E também o desafio, considerando de antemão que o segmento prioritário dessa massa é constituído por jovens da geração Y que hoje ingressam no mercado de trabalho, com pouca informação ou referência sobre Educação Financeira e Previdenciária. Em muitos casos, a simples ideia de adiamento do prazer - representado pelo consumo imediato - a favor de um planejamento de vida que inclua proteção futura provoca resistência e não oferece apelo suficiente para o desenvolvimento da confiança, tão importante para os relacionamentos estabelecidos por meio da Previdência Complementar.
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