terça-feira, 17 de abril de 2012

ECOCHATOS: UMA INSPIRAÇÃO PARA OS PREVCHATOS


Não sei e não fui pesquisar a data de origem do movimento ecológico. Minha percepção pessoal só registrou os ecologistas na década de 1990. E, para os então céticos como eu, "aqueles caras" não eram "OS Caras", mas os "ecochatos", porque eles falavam de uma coisa meio apocalíptica que a gente se negava a reconhecer como legítima. 
Sei que eles não foram os primeiros. Por isso, questionar quando isso tudo começou é meio que perder tempo e eu tenho outra reflexão que quero registrar aqui, porque eu já perdi tempo demais com a minha imaturidade. 
Os tempos mudaram e os "ecochatos" de antigamente se transformaram em "OS CARAS" de atualmente. E estão, aos poucos, aumentando o tamanho de sua revolução. Para quem ainda integra o grupo da resistência cética, espere até junho, Rio +20, e a gente volta a pensar sobre o assunto juntos. Verdade é: eles sempre estiveram certos.


Lição de comunicação para a Previdência Complementar


Na minha carreira de muitos anos, ouvi incontáveis vezes, de profissionais do meu convívio, a frase que mais me incomoda e que só vou escrever aqui e agora e nunca mais outra vez: Previdência é um assunto chato. Difícil, por enquanto, mas chato nunca!


Previdência Complementar é uma fórmula que, feita do jeito certo, é como colocar um  fermento chamado juros compostos no dinheiro. Depois, trabalhar o montante com cuidado, para evitar riscos. Assim, o resultado que podemos esperar é o melhor: tudo cresce e faz crescer. O dinheiro, a economia, a sociedade e o seu dinheiro individual também. Previdência, como eu nunca vou cansar de afirmar, é a sustentabilidade da vida em escala. É saber usar o dinheiro com equilíbrio e inteligência. Previdência é consciência simultânea de indivíduo e coletividade.


Ecologistas nunca se abatem. Ao contrário, eles se fortalecem e multiplicam incontáveis e formidáveis formadores opinião. Aliás, a natureza tem dado uma mãozinha bem realista nesta história. Não se trata de ironia do destino. Apenas uma reação à ação rebelde e desrespeitosa de quem ainda se recusa a ouvir e ver a evidência dos sinais.


Inspirada pela persistência, pela perseverança, pela integridade dos ecologistas, vou continuar fazendo meu barulho sobre Previdência Complementar. Não importa que, por enquanto, talvez eu seja só uma prevchata. O que eu quero é construir e compartilhar um repertório que faça a minha cabeça. Esse é um conceito que eu experimento tecnicamente e que me deu a oportunidade de conhecer muitos profissionais tão ou mais profundamente envolvidos com essa história do que eu. A eles eu devo o que sei e também a superação do que eu pretendo, de verdade, esquecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário