quarta-feira, 18 de abril de 2012

Educação financeira infantil: vários caminhos para uma lição para toda vida


Poupar, evitar desperdício, ser criativo, reciclar. Existem lições mais comuns, atualmente? E é preciso que esses recados sejam reiteradamente reafirmados, porque  os apelos para o consumo e a vida sem disciplina financeira são muitos.


Acho que não precisa radicalizar, mas algumas ideias podem ser úteis para tornar a vida até mais bem-humorada e inteligente. Além disso, se você estiver disposto a educar, seu filho vai adorar a atenção, terá uma consciência sobre como é ser cidadão no século 21, as preocupações com o planeta, as novas práticas sociais, saúde financeira, com o dinheiro a favor de práticas sustentáveis.


Você poderá ajudar seu filho a desenvolver a imaginação, recontar histórias, entender o mundo e aproveitar ao máximo uma fase em que as crianças gostam mesmo de interagir com pessoas. Depois elas crescem e preferem substituir as pessoas pelas máquinas...


Enquanto isso não acontece, você pode fazer com que o universo seja uma experiência focada em conceitos divertidos, responsáveis, interdependentes. Essa construção será feita para que seu filho cresça e se transforme em um adulto independente, emancipado, autônomo. 


Mas a base contará sempre com uma semente de vida em sociedade. 
Porque é isso que a gente, cada vez mais, experiencia - dentro e fora das redes sociais - como fator de sucesso das pequenas e grandes causas.


Você pode ser o herói do seu filho, ensinando formas novas para que ele possa - por si mesmo - salvar o mundo todo dia. E ele, certamente, salvará usando o tablet, o telefone celular, os SMS, o Twitter, o Facebook, porque vai saber transformar suas lições de relacionamento em soluções para os desafios que ele mesmo vai enfrentar, porque você o ensinou a ser inovador e criativo, a não se assustar diante dos monstros reais e imaginários. 


Persevere para sempre!


Se for preciso, dispute com o mundo - a tapa - a atenção do seu filho. Não é uma briga fácil, mas você pode vencer! Brigar por corações e mentes transforma principalmente aquele que disputa, mais até do que aquele que é disputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário