sábado, 21 de abril de 2012

POSICIONAMENTO ANTECEDE O CONSUMO


Sei que meus posts - assim como os posts dos demais blogueiros dos planeta - estão sujeitos a críticas por não se tratarem de educação previdenciária stricto sensu. É verdade! Porque nunca foi, nem será propósito meu aqui adotar uma postura altamente técnica para escrever mensagem de manual. Nada disso! 


Eu só quero é ser feliz!


Antes de saber usar aquela tecla específica e nova do celular, todo mundo compra a ideia do celular, não é mesmo? A ideia do celular significa um posicionamento do consumidor. Ele vai comprar o aparelho marca X ou Y seja em razão das funcionalidades, ou porque ele acha bacana, ou então porque vai impressionar a galera.


A mesma coisa acontece com quem compra um carro. Em geral, o último argumento que influencia a decisão de compra é o detalhe técnico sinalizado por uma luzinha colorida no painel  e que, para saber o que significa, é só olhar o manual.


Plano previdenciário com test drive


Quem  quer saber como funcionam os detalhes de um plano previdenciário tem que conhecer os regulamentos, acompanhar as notícias, usar os simuladores. Em geral as Entidades de Previdência Complementar mantêm em seus portais simuladores que fazem todos os cálculos, considerando as variáveis atuariais, chamadas tecnicamente de "premissas". E já informam quanto você terá que poupar por mês, de acordo com o valor da renda que você deseja ter na aposentadoria. Os simuladores funcionam como uma espécie de test drive muito limitado porque a experiência de uso tem que ser um exercício de abstração do interessado.


Formação do imaginário


Já que é para usar a imaginação - uma vez que as ferramentas que especificam o funcionamento dos planos previdenciários ainda não são totalmente efetivas - então eu posso, sim, continuar escrevendo de uma forma lato sensu, criando recursos para que o tema seja assimilado de um jeito amplo, leve, livre e solto. O conteúdo técnico eu deixo para portais e outros veículos institucionais, cada um com a própria linguagem, os próprios apelos e estratégias de comunicação para tratar de seus públicos de interesse.

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