quinta-feira, 19 de abril de 2012

SAÚDE FINANCEIRA É INDICADOR DE PRODUTIVIDADE



As políticas de recursos humanos das empresas globais oferecem cada vez mais condições adequadas para que o trabalhador possa exercer suas atividades com saúde e segurança. As políticas são instrumentos que entendem o profissional integral, abrangendo plano de cargos e salários, formação e evolução acadêmica, aspectos  físicos, emocionais, sociais e financeiros.

Esse acompanhamento do trabalhador não se trata de benevolência institucional. É uma compreensão de que o profissional motivado e bem amparado por uma boa estrutura de recursos humanos simplesmente produz mais. 

Entre os principais indicadores de produtividade, a saúde financeira tem sido fator de atenção em todo o planeta. Trabalhador com as contas pessoais no vermelho é estressado, ansioso, disperso e compromete o processo de geração de riqueza. Por isso, os consultores financeiros passaram a ser parceiros das empresas que desejam em seus quadros trabalhadores que tomem as melhores decisões sempre. Trabalhadores do século 21.

Analise o programa do Federal Occupation Health (FOH) - prestador de serviços de saúde e bem-estar que atende, entre outros clientes a Casa Branca e diversos segmentos do governo federal dos Estados Unidos. Você vai ver que a consultoria financeira e os programas de preparação para aposentadoria não se restringem à iminência de uma crise ou encerramento da carreira, mas - por meio de diferentes indicadores - são acionados mecanismos diferentes de atendimento e prestação de serviços de orientação e apoio durante toda a carreira do trabalhador.

A International Association for Worksite Health Promotion (IAWHP) é outra instituição especializada em gerar e interpretar indicadores globais de produtividade. E a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) entende que educação financeira e previdenciária são mais do que indicadores. São diferenciais competitivos entre países na atração de investidores. E, nesse mesmo sentido, é possível estender essa análise para outras áreas como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Mais consciência, mais excelência

No Brasil, apenas 8% da população tem acesso a Previdência Complementar. A expansão do sistema - além de significar mais poupança interna e atração de investidores - deve se refletir na excelência e evolução das políticas de recursos humanos que, assim como, planos de saúde e formação profissional, passarão a contemplar também planos previdenciários, planejamentos de vida laboral e aposentadoria.

Já que acompanhamos diversas tendências internacionais, nada mais natural do que imaginar maior consciência sobre instrumentos que subsidiem decisões mais inteligentes sobre como fazer o dinheiro que se ganha em troca do trabalho render mais e fazer mais pelo próprio futuro.

São questões que envolvem diretamente o trabalhador e indiretamente outros segmentos da sociedade que precisam de evolução: como a erradicação do trabalho infantil e do trabalho escravo. Melhorando as próprias condições de trabalho, o cidadão influencia nas condições de trabalho de toda a sociedade. E o planeta evolui. Existe uma interdependência que faz com que todas as coisas se relacionem. Mas, para tratar de interdependência, é mais bonito assistir à TED de um grande comunicador, Ricardo Guimarães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário