quarta-feira, 13 de junho de 2012


O VALOR DA INFORMAÇÃO DE QUALIDADE

Como se faz para identificar a informação de qualidade? Quando você se sente diferente no mundo, não por saber mais do que as demais pessoas do mundo, mas por se sentir feliz de ter a oportunidade de acompanhar uma reflexão que tem o potencial de transformar tanto seu universo particular imediato e – assim que for compartilhada – todo o universo coletivo.

Acompanhei, na terça-feira, o curso de Roberto Eiras Messina, tutor do Programa de Educação ABRAPP. Foi assim que eu pude presenciar uma das análises mais instigantes sobre as dimensões da economia e, principalmente, as dimensões conceituais e práticas entre o público e o privado no século 21.

Atitude democrática

Pelo seu efeito sempre em escala, a Previdência Complementar pertence simultaneamente aos âmbitos individual e coletivo. É um grande instrumento para o aperfeiçoamento da atitude democrática, na medida em que promove redistribuição de renda, equilíbrio e sustentabilidade da vida numa perspectiva de longuíssimo prazo.

Nesse sentido, a Educação Previdenciária Brasileira que efetivamente começou a ser praticada desde 2008, será um grande legado para as próximas gerações de trabalhadores, principalmente considerando as transformações que, no mundo inteiro, estão definindo as novas relações empregado/empregador.

Mais uma vez, em escala, quanto mais essa consciência estiver consolidada maiores serão a eficiência humana, a eficiência econômica, o valor tangível e o patrimônio intangível de uma sociedade. Essa é a prerrogativa que a Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Econômico (OCDE) adota para avaliar níveis de poupança interna e escalonar os países economicamente mais atraentes à atração de capital dos investidores.

Engenho e arte

É com esse espírito energeticamente renovado que – nos dias 13 e 14 – vou assistir ao VI Seminário PREVIC de Educação Previdenciária, para conhecer como os profissionais estão contribuindo para a consolidação de um Sistema ainda novo para muita gente.

A conquista da longevidade desencadeia a responsabilidade de saber viver melhor, por meio de tecnologias que aprimorem o comportamento e as decisões humanas. Determina o compromisso de deixar pegadas claras como patrimônio para facilitar a jornada das gerações que farão a sucessão natural daquelas que hoje se aventuram em busca de soluções que aprimorem e desenvolvam todo esse legado.

Em Previdência Complementar, pegadas como as de Roberto Eiras Messina são singularmente autorais, audaciosamente empreendedoras, radicalmente inovadoras. Uma inspiração para quem tem o privilégio de conhecer e acompanhar ideias sempre arrojadas. Por tudo isso, é evidente que os dias 12, 13, 14 e todos os próximos dias e meses prenunciam poderosas materializações do futuro. Afinal, as pessoas muito sérias estão trabalhando para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário