sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

GRANDEZA NÃO CAI NO COLO



Além das notícias dos amigos e do mundo - que os amigos compartilham às vezes até mais rápido do que os canais tradicionais de comunicação - eu gosto muito das imagens e mensagens motivacionais que circulam pelas redes sociais. Elas são muito inspiradoras para mim!

Mas nem sempre foi assim. Há algum tempo, aquelas mais ácidas, por exemplo, em relação à segunda-feira, me incomodavam. Mas acho que a saturação do conteúdo da mensagem - como previu o professor Gil Giardelli (ESPM/USP), no livro Você é o que você compartilha,  aconteceu naturalmente, porque mesmo que ainda exista, eu já não enxergo  mais tanta reprovação ao dia de pior reputação na semana!

É o amadurecimento do comportamento em rede. Tanto das PESSOAS, quanto meu. Acho que meu olho ficou seletivo. Eu aprendi a identificar e ignorar conteúdos que possam me incomodar. Aprendi também a me ofender menos com aquilo que mobiliza a opinião das PESSOAS, mas não tem o mesmo significado para mim. As redes sociais estão me capacitando na disciplina da diversidade on e off-line!

O valor das perdas e conquistas

Porque hoje é sexta-feira, quero muito levemente escrever sobre reputação. A Nike é uma marca que, há algum tempo, comprometeu sua reputação em escala global por suas estratégias pouco éticas de competitividade e obtenção lucro a qualquer preço. Por isso, transformou-se em um case clássico de risco de imagem provocado por decisões estratégicas para crescimento do negócio.

Hoje, a mesma Nike, depois de investimentos inestimáveis em Comunicação e Marketing, está reposicionada no mercado e associando sua imagem ao modelo de superação que é possível conquistar, desde que se reconheça com sinceridade os próprios erros. Além disso, é preciso avançar no processo de preservação e continuidade do negócio, porque sem essa obstinação permanente, a evolução não vem. Precisou perder (dinheiro, esforço) e reinvestir muito (dinheiro e esforço) para reconstruir a confiança e reconquistar a reputação. 

O que vale para o átomo vale também para o Cosmo. Algumas regras são comuns entre micro e macroestruturas. Portanto, alinhar discurso e comportamento é um desafio para todos. Parte da fórmula é essa. O resto dela é a interdependente perseverança, mote que alinha a campanha da Nike veiculada pelas mídias: "Grandeza não cai no colo"




Nenhum comentário:

Postar um comentário