sábado, 10 de agosto de 2013

FUTURO PRÊT-À-PORTER

"O futuro não é um lugar onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído e o ato de fazê-lo muda tanto o realizador quanto o destino"Antoine de Saint-Exupery.

Sabadão! E eu fiquei trabalhando até agora, projetando o futuro imediato. Na próxima semana, junto de um monte de gente legal - antigos e novos companheiros, trabalho no 3 Evento Gama de Previdência Complementar (clique aqui). Está com inscrições encerradas, lotação esgotada. E eu sonhando com o que a gente vai fazer lá... Eu poderia ter usado aqui a expressão planejando. Mas é sonhando mesmo! Porque, para mim, presente e futuro têm uma pegada combinada. Um complementa o outro. São diferentes e interdependentes!


Claro que eu estou aqui pelo trabalho! Mais claro ainda é que eu estou aqui pelas PESSOAS. E também por mim. Enquanto fazia os roteiros, pensava em toda interação que pode ser desencadeada. As ideias novas, a experiência de atores locais e internacionais. Pensava no que eu sei. Pensava ainda mais no que eu não sei, que é imenso, inevitável e maravilhosamente surpreendente.

Esse é o processo que vai me pilhando de energia para trabalhar nesses eventos. Começo estudando o conteúdo, depois estruturo o que considero mais estratégico para manter o registro. Planejo a abordagem mais clara, que possa sustentar a resposta mais matadora. Em audiovisual, a objetividade é um valor precioso. Porque o tempo de quem assiste é muito caro. Daí a mensagem tem que valer à pena, com informações precisas e relevantes. 

Até ai, a maioria dos processos de Comunicação se assemelham. Onde está a mágica? Para mim, a mágica está na energia com que as PESSOAS interagem durante a captação da imagem. O fotógrafo lida com a luz. O cinegrafista registra os movimentos. E nós - que exercemos as atribuições de roteiristas, diretores, conteudistas - além das informações, queremos a essência de cada pensamento, a vibração de cada sonho, de cada contribuição para alimentar novas práticas, comportamentos, resultados, desencadeando as mudanças, as inovações. Sim! Desde hoje, estou inspirada para atuar nos próximos dias de agosto.

No meu mundo, receita pronta não existe

Mesmo trabalhando com algumas rotinas - por mais que eu queira - não existem receitas! Quase tudo eu faço e ajusto sob medida. Porque eu - assumida e declaradamente - não gosto de retórica. Então, para evitar esse desperdício de tempo e recursos, crio tudo de acordo com cada situação.

Dessa vez, vou levar a base. E vou atuar com outros profissionais, para descondicionar a minha linguagem. Esse é outro elemento estratégico. Porque a gente se condiciona a trabalhar do jeito que dá mais resultado. Mas existem outros caminhos que podem e devem ser percorridos para ampliar espaços junto a corações e mentes. Mind share & heart share, lembra? Assim, a linguagem também se transforma. Portanto, fiz o que eu sei para conhecer agora o que eu não sei. Do conteúdo às PESSOAS. Do método ao resultado. Do presente ao futuro. E estou, claro, feliz! 


Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário