segunda-feira, 10 de março de 2014

VOO PELO PRÓPRIO PARADIGMA



Esta história fala de perguntas. Já faz tempo, eu recebi um e-mail de um operador da Previdência Complementar. Tínhamos trocado contados durante um curso de atualização do Programa de Educação da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP). Lucas Thomé Silveira, da Previ Novartis, pedia para responder à pesquisa acadêmica que integrava o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Eu li o roteiro e fiquei admirada porque, apesar dos então 23 anos do moço, era trabalho de gente grande  - era uma perguntação sem fim, cheia de encadeamento lógico que caracterizava uma investigação e uma construção legítimas. Respondi. Deu certo. Ficamos amigos.
Lucas Silveira, da Previ Novartis

Empolgado com o sucesso nos resultados da graduação na PUC-SP, Lucas Thomé Silveira pediu que eu ajudasse na seleção de um curso de pós-graduação. Eu não tinha ideia! Ciências Contábeis nunca foi minha praia. E começamos a pensar desde o mais óbvio até o mais distante, como Sociologia Urbana. Nessas horas, tudo é possível!


E é justamente nesse processo que rede de informações vai se articulando e revelando o caminho. Sugeri o curso da FIPECAFI, porque associava a titulação de MBA com a certificação ICSS. E, tenho certeza, que apelei: "Você consegue isso e vai ser senão o caçula, um dos Conselheiros mais jovens do Brasil".

Ele não me pareceu impressionado, mas quando eu me dei conta, Lucas Thomé Silveira já estava matriculado e assistindo às aulas. Concluiu com êxito o MBA e fez as provas para a certificação. Deu certo também. 


O que falta para mais um degrau nesta história? A oportunidade de tomar assento no Conselho de uma EFPC. 

Eu via dois caminhos: ou ele trabalharia para a casa ou terminaria sendo levado pelo mercado. A experiência não seria novidade. Anos antes da Previ Novartis, a carreira em Previdência Complementar teve início no Itaú. Mas a Previ Novartis levou o passe. 

Outra possibilidade real era o segmento de Conselheiro Independente, novidade em Previdência Complementar que, em breve, deverá assumir contornos mais definidos e promissores.

Mandato 2014/2016

Pensa numa vaidade! É como eu me sinto em escrever essa parte da história: dia 14 de janeiro de 2014 começou, pela Previ Novartis, o mandato de Lucas Silveira, Conselheiro Fiscal da casa. E eu não tenho dúvidas de como tudo isso continua porque, mais do que amiga, eu admiro demais a natureza de quem, desde cedo, luta para estabelecer os próprios paradigmas.

Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário