sábado, 14 de junho de 2014

BETTER LIFE INDEX: OCDE LANÇA VERSÃO DO INDICADOR EM PORTUGUÊS

Semana intensa. Decisões que envolvem pessoas, critérios para definir planejamento de trabalho, produção de conteúdo. Às vezes, tudo fica tão denso que chega a congestionar o pensamento. Eu estava assim, até a tarde de ontem.

No meio de uma reunião sobre arquitetura da informação, observei que a Educação Previdenciária fez sentido para uma nova integrante da parceria de trabalho na qual eu estou envolvida. O conteúdo despertou a consciência para uma potencial mudança de atitude! E isso vale uma interpretação, uma reflexão mais atenta.

O que mudou de 2008 para cá? A Educação Previdenciária é definitivamente responsável pela mudança de posicionamento da Previdência Complementar. Alguém ainda usa os termos: esforço, disciplina, sacrifício para se referir à poupança com horizonte previdenciário? Há ainda algum resquício da associação indevida entre contribuição e desconto na folha de pagamento para quem faz previdência fechada. Mas isso é uma questão de [pouco] tempo. Também está com os dias contados.

Sim! Ainda que os indicadores estejam pulverizados, ainda que não possamos contar com um big data que nos forneça o crescimento da produção de conteúdo e interesse pela Educação Financeira e Previdenciária, hoje o tema é realidade instaurada que vai ainda vai demonstrar sua capacidade de mobilização. Porque poupar é uma decisão inteligente!

Tem muita gente de valor explicando como esse equilíbrio financeiro favorece e valoriza a integridade emocional, pessoal, familiar do trabalhador. Gustavo Cerbasi, Cássia Aquino, Ricardo Amorim, Mara Luquet  - junto de outros tantos operadores de Previdência Complementar - estão trabalhando para que as PESSOAS ganhem mais competência financeira

O que é riqueza?


Riqueza é mais do que dinheiro. Esse conceito é global. Por isso, dia 9 de junho de 2014, em São Paulo, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) finalmente lançou a versão em português de seu Índice para uma Vida Melhor (Better Life Index), baseado em 11 variáveis essenciais para o bem-estar (clique aqui). 

Há algum tempo a OCDE está empenhada e incentiva a construção de indicadores globais. Uma das dificuldades era a padronização da metodologia, dos instrumentos de pesquisa para o levantamento homogêneo de dados, o que gerava distorções nos resultados. Outra restrição era orçamentária: os países não dispunham de orçamento para realizar esse tipo de investigação.

O que eu achei interessante nessa proposta implementada pela OCDE é que a construção dos resultados é colaborativa, padronizada, feita em tempo real, diretamente junto ao público, sem a intermediação e filtros de instituições especializadas.  Assim, são criados versões individuais do índice. Desde 2011, o Better Life Index recebeu mais de 4 milhões de visitantes de 184 países. 

É um instrumento que pode contribuir para o planejamento de políticas públicas e, sem dúvida, estimular o protagonismo e o exercício da cidadania. PESSOAS que conquistam competência financeira fazem mais com menos. E não abrem mão de uma vida feliz. 

Saiba mais sobre o Better Life Index

Podcast de Mara Luquet para a CBN (clique aqui)
Pelé e Aldo Rabelo lançam índice de bem-estar com OCDE e FGV-Projetos (clique aqui)

Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário