segunda-feira, 17 de novembro de 2014

TECNOLOGIA DEMOCRATIZA EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Impossível dizer o que mais me impactou na última semana, durante a produção da TV ABRAPP para o 35º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão.  Desde o planejamento do evento, a elaboração dos roteiros de entrevistas, a captação das imagens, a edição dos conteúdos, a publicação das entrevistas. Tudo é relevante e tem um valor absurdo.

Foi um trabalho intenso e rendeu momentos muito significativos, com registros de profissionais de grande reputação e reconhecimento público: Delfim Netto, Paulo Rabello de Castro, Gustavo Cerbasi, Nelson Barbosa, Luís Nassif, Milton Jung

Nem remotamente, eu jamais imaginaria que um dia veria essas autoridades respondendo a perguntas que eu escrevi. Quem quiser conferir todas as entrevistas feitas pela TV ABRAPP no 35º CBFP é só acessar o canal no Youtube (clique aqui). É óbvio que o destaque do trabalho vai mesmo é para as PESSOAS que compartilharam suas contribuições para transformar o país, a sociedade e acelerar o desenvolvimento econômico e social, a Educação Financeira e Previdenciária.

E a tecnologia é solução para a expansão

Além das PESSOAS, é indiscutível a questão da Tecnologia como recurso para se transformar em escala o comportamento das PESSOAS a favor de uma atitude previdenciária mais consciente. Afinal a longevidade está à porta de todos. Todos vamos envelhecer e isso é fato.

É por esse motivo que destaco as entrevistas de Guilherme Gazzoni, da GAMA Consultores Associados (clique aqui), e de Evandro Luís de Oliveira, da Towers Watson (clique aqui) que falaram especificamente da contribuição estratégica dos simuladores para a orientação sobre as decisões de adesão e aceleração das contribuições ao plano previdenciário.

Mas cabe lembrar que a Tecnologia pode ser uma aliada com muitas outras soluções para criar esse ambiente digital favorável à Educação Previdenciária. Sobre isso, cabe acompanhar a entrevista do jornalista Luís Nassif à TV ABRAPP. São quatro minutinhos que explicam bem essas possibilidades e oportunidades para a criação de novos instrumentos de sensibilização e mobilização social.



Para encerrar esse post - mas não o assunto que é muito rico - destaco o lançamento do Guia para Modelagem de Programas de Educação Financeira e Previdenciária,  feito pela Comissão Técnica Nacional de Educação da ABRAPP. A versão impressa esgotou no lançamento. Mas a versão digital em breve deverá ser disponibilizada para os interessados. E festejo o lançamento do projeto da  UNIABRAPP, que exigirá muita tecnologia para contribuir com esse propósito de universalizar o conceito de Previdência Complementar junto à sociedade.


 Curtiu? Então compartilhe. Seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário