terça-feira, 14 de abril de 2015

BANCO DE DADOS SANADO AGREGA VALOR

Quanto custa um banco de dados sanado? Primeiro, cabe uma explicação relâmpago: sanado é sem erros, sem duplicidades, com informações corretas. O preço? Depende de sua base de dados e do tipo de serviço que a instituição presta.

Hoje O Estado de S. Paulo publicou uma matéria sobre a economia de R$ 1,2 bilhão que a União deverá fazer com base na suspensão de pagamento de benefícios previdenciários indevidos (clique aqui). Foram necessários quatro anos para que os cruzamentos de dados evidenciassem as fraudes e os pagamentos indevidos.

Isso quer dizer que não se trata de fazer essas investigações apenas uma vez. Saneamento da base de dados é permanente. Mas a função de um banco de dados é - além de credibilidade aos serviços prestados - oferecer uma base segura para a tomada de decisões estratégicas.

Quem trabalha com Previdência Complementar sabe que o perfil demográfico, por exemplo, é desenhado com base no banco de dados. O perfil demográfico muda. E o banco de dados fornece essas alterações da composição (idade, sexo, formação escolar) no tempo.

Inconsistências X Eficiência Financeira

A manutenção da qualidade de um banco de dados é fundamental para decisões que envolvam aumento de eficiência financeira, aumento de credibilidade. Quando isso não acontece, os processos de gestão de risco passam a ser reativos para sanar os casos de fraude, comprometimento e recuperação de imagem. Nem sempre é possível recuperar os prejuízos financeiros.


Dados podem ser comprados, construídos, manipulados. Dados não são bons nem ruins. O uso que se faz deles é que caracterizam a natureza do negócio em questão. Dados dão base a cálculos matemáticos em escala sobre o presente e o futuro. Por isso eles são tão valiosos.

Juntas, a qualidade de um banco de dados e a qualidade das decisões estratégicas podem significar diferencial competitivo e resultado sustentado. Isso se traduz em transparência e maior governança, valores determinantes para a continuidade do negócio.

Se a Controladoria Geral da União (CGU) vai conseguir aumentar o fôlego oficial com essa ação de saneamento dos bancos de dados previdenciários, será uma vitória técnica a favor das melhores práticas de gestão e de toda a sociedade.

Curtiu? Então compartilhe. Seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário