sábado, 21 de novembro de 2015

EM TEMPOS DE CRISE, QUAL É O TEU HORIZONTE?


Ontem eu assisti a um vídeo sobre inteligência espiritual, inteligência invisível, pelo YouTube. O palestrante - João Carlos Cavalcanti - fazia as seguintes provocações: qual é o teu plano para os próximos dez anos? Ele está escrito? Porque escrever é corrente eletromagnética. Portanto, tem poder de atração, poder de convergência.

Houve uma época em que eu realmente fazia esse exercício de escrever o plano. Aprendi o método em sessões de terapia, imersão e livros de diversas naturezas. Mas, para mim, falta a disciplina necessária para reafirmar diariamente o plano até que ele aconteça. Por isso, as provocações me incomodaram naquele momento. 

Acordei hoje e, todo mudo sabe, rezei. Nem todo mundo sabe, parte da minha reza é escrita. E como estava com aquela inquietação sobre os planos para os próximos dez anos, terminei constatando de que trabalhar com longevidade me fez aumentar o horizonte. E meus planos hoje têm em pauta a eternidade. Sei que é metafísico o que terminei de escrever, por isso, melhor voltar para o mundo mais imediato.

Bom, eu não consegui assistir à participação do professor Gil Giardelli no TEDX São Paulo. Estou torcendo para que algum vídeo seja compartilhado pelas redes para ter a oportunidade e a satisfação de rever as palavras, ideias, conhecimento iluminados que singularizam o trabalho que ele desenvolve com tanto talento. Também estou torcendo para que ele publique aquele novo best-seller, prometido em alguma entrevista, post, hangout... eu já não sei mais a fonte.

De qualquer forma, o registro gráfico da participação do professor Gil Giardelli no TEDX São Paulo, que estava nas redes sem as setas, me deu a ideia de escrever este post. Porque ele sintetiza alguns temas sobre os quais tenho escrito aqui, por meio até de outros autores e professores. Então, destaquei com setas na imagem e vou agora só pontuar:

Vida aos 200 anos, DNA perfeito: resultado principalmente da evolução de tecnologias médicas, sanitárias, genética. O tempo tem uma tendência a ser menos linear para ser multidirecional, quando o eterno é o horizonte. O passado e o futuro não importam. O que importa é a capacidade de fazer as melhores escolhas no presente. 

O conhecimento está em todos os lugares, não só na escola: a FONTE do conhecimento é pública, é comum, é de todos, está em todos. A institucionalização do conhecimento é que fez com que - por algum tempo - acreditássemos diferente. Mas a verdade é dada.

Sociedade em rede: para o bem e para o mal, as Tecnologias da Comunicação e da Informação estão permitindo uma conexão muito poderosa entre as PESSOAS. É uma transformação sem precedentes, acelerada, multidirecional, que foge às estruturas convencionais de controle e segurança. Mas cria oportunidade para encontrarmos outras soluções inéditas para nos organizarmos como sociedade do futuro.

Progresso tecnológico, sem progresso moral, não é nada: Albert Einstein já dizia que, materializada, a Terceira Guerra Mundial utilizaria pedras e paus. Estamos diante de um único desafio: sermos melhores! Não como uma prática individualista que aprendemos até o início do século 21, mas como uma prática coletiva de sobrevivência e evolução da espécie humana.

Economia compartilhada: resultado de novos mapas mentais, se propõe a basear as soluções em inovação e criatividade, otimizar recursos, identificar oportunidades na crise. Transformar por meio de tecnologia e essa possibilidade de conexão entre as PESSOAS. A informação qualificada é alicerce para novos negócios. Uber, Airbnb, Nubank (clique aqui).

Milionários serão os que impactam positivamente muitas PESSOAS: está ficando claro como colocar o horizonte na eternidade não é um processo solitário e aleatório, mas uma construção baseada nas muitas influências que recebo? Só há um caminho. Ele pode ser mais ou menos rápido, dependendo das escolhas aqui e agora. Impactar positivamente as PESSOAS em qualquer escala, repete uma fórmula maravilhosa: E=mc², de Albert Einstein. Há de chegar o momento em que a energia da matéria é que fará sentido, ao invés da matéria em si.

Será a Era da Abundância: tem um raciocínio matemático nos bastidores desta predição. O efeito dos juros compostos e do ganho em escala. Se conseguirmos dar um passo nesse processo evolutivo - que troca a ganância individual pelo sobrevivência coletiva para transformar corações e mentes - as demais etapas se desencadearão naturalmente. Não é fácil, não é simples, mas já está acontecendo. Ninguém mais tem tempo para perder (clique aqui).

Experiências: eu não tenho certeza sobre o que o professor Gil Giardelli quis apontar com essa reflexão mas, no mínimo, a provocação deve apontar para a capacidade de correr riscos com o a inovação, a criação, a cocriação. Como eu adoro o mistério, deixo para a imaginação de cada um que me acompanhou até aqui finalizar o raciocínio. De minha parte, só quero retomar a reza, que tem um poder eletromagnético fantástico! 

Aprendi que em um de seus milagres de cura, Jesus Cristo ordenou: Efatá! - do aramaico, que significa Abre-te!. Acho que a crise é um momento para abrir os corações, as mentes, os horizontes. Só assim as novas estruturas do processo evolutivo se revelarão. E continuaremos a caminhada em direção à eternidade.

Curtiu? Então compartilhe. Seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário