segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

GESTÃO DE REDE SOCIAL EXIGE TOLERÂNCIA À VOLATILIDADE

Desde 2013, trabalho com desenvolvimento e curadoria de conteúdo para fan page institucional. O planejamento desta ação de Comunicação envolve a definição de uma linha editorial, a periodicidade das postagens, as rotinas de aprovação pré-publicação e o monitoramento de interações pós-publicação. Até aí, as rotinas estratégicas, operacionais e logísticas são muito semelhantes às das publicações em canais mais convencionais. 

O que há de novo, então? A análise estatísticas do alcance das mensagens. Explico: quando você imprime um folder, por exemplo, a tiragem é uma métrica relevante na avaliação do resultado da sua ação. Melhor ainda: se o seu folder propõe um "call to action" do tipo FAÇA SUA ADESÃO, a efetividade da mensagem  pode ser observada pelo percentual de acréscimo sobre o número médio de adesões no período imediatamente posterior à distribuição da mensagem. 

Nas redes sociais, a coisa é um pouco diferente. A oscilação é muito mais dinâmica e de extremos provavelmente até mais radicais do que as ações da Bolsa de Valores. 
Você pode fechar um dia com alcance em alta de mil visualizações. Porém nada impede que, no dia seguinte, você feche com uma baixa de três visualizações, publicando a mesma quantidade de posts e obedecendo a mesma linha editorial. Confesso que é preciso ter bastante tolerância à essa volatilidade para fazer a análise e interpretar os dados estatísticos. 

Eu já havia feito um tipo de "estágio", analisando a receptividade do conteúdo deste blogue Conversação. Tenho posts aqui buscando explicações e referências para me orientar sobre demandas reprimidas que pudessem gerar conteúdos e alavancagem das visualizações. 

Sempre que inicio esse tipo de aventura, termino com mais dúvidas do que respostas. Mas é - sem dúvida - uma imersão nas reflexões sobre engamento, conteúdo de relevância, posicionamento estratégico da Comunicação, viralização da mensagem, retenção do seguidor, palavras-chaves, entre outros temas que estão envolvidos na análise das redes sociais.

Tudo isso vai mostrando sobre como a Comunicação é um desafio contínuo para todos. Não dá para ignorar.Um desafio atávico que ruma para o futuro, neste ritmo cada vez mais alucinante dos algorítmos, cavalo doido que pretendemos - um dia - domar.

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