sexta-feira, 18 de março de 2016

O TEMPO NÃO PÁRA PARA NINGUÉM

Sei que é arriscado fazer qualquer afirmação sobre o Brasil de 2016. Penso que estamos em um momento de transição histórica. Difícil ter clareza para onde vamos. Penso que também que é improvável a Reforma da Previdência, pauta da agenda oficial, voltar a ter espaço no curto prazo.

Apesar de intimidante, a indefinição e a instabilidade são como turbulência. Mesmo com o estômago às voltas, a gente tem que passar por elas. E seguir com a nossa aventura ao infinito e além.

Para rebater o bode, estou lendo o livro Liderança - como superar-se e desafiar outros a fazer o mesmo, de Dale Carnegie. É um texto inspirador e bastante realista. Porque parte da perspectiva de que a liderança não é destino, mas jornada. Mais do que jogo de palavras, trata-se de uma competência que pode ser adquirida, mas exige lapidação permanentemente.

Isso quer dizer que você não conquista a liderança. A liderança não é cargo. A liderança não é uma aquisição. A liderança é uma prática contínua. E, para Dale Carnegie, a liderança que prevalece no tempo é aquela baseada na motivação positiva. Tem que inspirar um ou milhões de seguidores! Tem que transformar.

Neste momento, esta reflexão é estratégica, porque precisamos conhecer bons líderes que nos posicionem estrategicamente para que possamos passar pela turbulência e retomar a rota, o foco da história que nos interessa.

O tempo não pára para ninguém

Esta semana a GNT colocou no ar a série documental Muitos anos de vida. Serão cinco episódios para tratar da longevidade (clique aqui). Apesar das muitas pesquisas de mercado ainda priorizarem as gerações millenials e Y, as estatísticas mostram que - em pouco mais de uma década - a sociedade terá uma parcela muito relevante de idosos.

As personagens de Muitos anos de vida representam lideranças naturais para o futuro. Pessoas que aprenderam a lidar com o tempo e que se reinventam permanentemente, por isso inspiram reflexões sobre atitudes, comportamentos e decisões. 

Penso que enquanto somos imaturos, estamos vulneráveis a influências de todas as naturezas e às armadilhas do próprio ego. Mas chega um tempo em que - mesmo sem ter o horizonte claro - intuímos o caminho certo. E as melhores práticas são instrumentos de adaptação, superação, sobrevivência, evolução.

Os melhores líderes compartilham suas experiências sobre as melhores práticas. E, em Educação Financeira e Previdenciária, os melhores líderes sabem que o tempo é o principal ativo do século 21. Não há tempo a perder! Eles querem nos inspirar sobre sobre avaliação de riscos, aproveitamento de oportunidades, decisões de longo prazo. Eles querem que superemos o imediatismo das escolhas compulsivas. Eles querem que sejamos responsáveis pela qualidade do projeto de vida que teremos no futuro, independentemente das condições históricas, políticas e econômicas. Eles querem que sejamos autônomos. E que nós sejamos líderes de nossas próprias vidas.

"Motivação positiva significa dar às pessoas um sentido real de propósito, um sentimento de que estão trabalhando na direção de um objetivo valioso, alcançável e coletivamente importante". Dale Carnegie
Curtiu? Então, compartilhe. Seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário