quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

EU ESCOLHO UM FUTURO MELHOR!

Quais foram as palavras mais procuradas no Google em 2016? A Consumidor Moderno publicou a lista (clique aqui). 

Por que é que eu tinha esperança que PREVIDÊNCIA e APOSENTADORIA estivessem no ranking? Porque em 2016 essas pautas foram bastante divulgadas pelos meios de comunicação - rádio, televisão, jornais, redes sociais. Muita gente falou insistentemente sobre as mudanças que o Governo está cada vez mais próximo de implantar.

Diferente do que eu esperava, nada igual ou próximo dessas expressões consta da lista.
Se alguma palavra próxima estivesse lá, poderia induzir uma ação prática e imediata: usar a palavra em posts, matérias, títulos, descrições de vídeos, palavras chave. É uma estratégia para dar continuidade às pesquisas feitas pelo público e aprofundar os conteúdos. Também pode alavancar conversões e acessos aos canais de comunicação. As palavras que estão na lista - de imediato - sequer sugerem associações improváveis... Apontam subjetivamente para um futuro inclassificável. 

Planejar o futuro é determinante para a qualidade e a sustentabilidade da vida. A efetividade deste planejamento depende de decisões conscientes e permanentemente direcionadas para o longo prazo. É preciso ter visão, perseverança, disciplina, responsabilidade especialmente aqui no Brasil, com cenários políticos e econômicos cada vez mais incertos e instáveis. 

A Reforma Previdenciária deverá entrar em vigor até o primeiro semestre de 2017. Vai impactar - e muito - a vida do trabalhador: 49 anos de contribuição ou 65 anos de idade são as exigências em discussão.

E se não há interesse do público?

Sem interesse, a realização dos planos de futuro fica mais difícil. Por isso, a gente deve insistir nessa Educação Previdenciária de que o país tanto precisa. O tamanho da carência se revela na lista de palavras mais procuradas no Google em 2016. 

Enquanto o desinteresse, a ignorância, a indiferença prevalecerem, continuaremos expostos, cúmplices e convivendo com fatos e escândalos sobre corrupção, fraude, desvios, gestão temerária, incompetência administrativa, ingerência, administração criminosa de recursos financeiros. 

A cocriação é para o bem e para o mal. A Educação Financeira e Previdenciária dá resultados. Por isso a esperança e a perseverança são essenciais para a expansão dessa prática: mais ambiciosa, amadurecida, equilibrada tanto como decisão individual como política pública de desenvolvimento econômico e social. Tudo tem link! 

Hoje, as orientações de valor estão ao alcance de todos e dependem de um clique. Por isso, encerro este post destacando o canal Drops de Inteligência Financeira, de Gustavo Cerbasi! A coleção tem 22 vídeos gratuitos, bem produzidos em linguagem acessível e podem motivar muita gente a repensar as decisões de presente e futuro (clique aqui).

Quem - como eu -  acompanha o trabalho desses educadores financeiros e faz Educação Financeira e Previdenciária sonha com o dia em que o nome deles esteja no ranking de influenciadores e os assuntos que eles discutem entrem para as listas de maior interesse nas pesquisas e postagem de todos os buscadores e redes sociais. Quando isso acontecer, estaremos vivendo um presente melhor e um futuro para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário