sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

NEM TODO MUNDO É MICK JAGGER!

Prestou atenção na capa desta edição da Revista EXAME? "Mick Jagger, 71 anos é símbolo de uma nova era no trabalho". Fato! O mito do forever young, como eu insisto em dizer e é evidente, foi substituído pelo mito do forever alive

A pergunta que me vem à mente, olhando para essa capa é a seguinte: "Nova era no mercado de trabalho será glamour para todos?". A resposta é também óbvia! Uma coisa é viver mais com cidadania e outra é viver mais sem cidadania. Uma coisa é trabalhar para sempre onde há demanda de trabalho para os 60+, 70+, 80+. 

Outra coisa é viver mais sem cidadania e sem oportunidade de trabalho para jovens, adultos e idosos. Uma coisa é ser remunerado e poder poupar para projetos e sonhos de vida de longo prazo. Outra coisa é ser sub-remunerado e excluído do mercado formal de trabalho a qualquer tempo, por qualquer razão... entre elas a idade.

"Forasteiro, orra meu"!

A motivação real para este post veio dos veteranos do rock nacional. Rita Lee e Serguei. Em rede social, Serguei comentou: 
"Uma coisa é ser o Mick Jagger, que canta nos Stones e transa muito. Outra é carregar saco de cimento até depois dos 70 anos. Ótimo pra quem, baby?" 
Veja! Considero as duas reflexões importantes. Dois lados da mesma moeda. Uma faz referência às oportunidades da longevidade. Outra faz referência à diferença das condições a que se atinge essa mesma longevidade. É interessante, porque a primeira fala de conquista. A segunda reclama por políticas cidadãs para viabilizar a conquista.

Só para deixar a coisa mais leve nesta sexta-feira 13, devo dizer que aqui no Brasil o Instituto de Longevidade da Mongeral Aegon defende a bandeira do fortalecimento do mercado de trabalho para os longevos.

A questão é: isso é possível? A resposta que eu tenho é provisória. Sim! Mas ainda sem escala. O mercado corporativo prefere e favorece os mais jovens. Desesperar? Jamais! No mundo da arte, a gente tem muitos exemplos e gente que trabalha sem parar: o Papa Francisco, Sílvio Santos, Laura Cardoso, Fernanda Montenegro, Tarcísio Meira. Temos que fazer isso virar tendência e se ampliar para segmentos com menos visibilidade e popularidade. Exemplos são mais difíceis, mas existem! É por isso que encerro este post com uns exemplos de longevidade profissional em atividades comuns. Temos que tornar isso realidade para todos. Vamos aprender. Vamos mudar sempre! Mick Jagger é só uma em infinitas possibilidades de futuro!



Nenhum comentário:

Postar um comentário