quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

DESCULPE, ANE CASAGRANDE!

No último sabadão, calorão, eu e minhas sandálias de borracha de boas na toca. SQN! Minha amiga Ane Casagrande - lá da Funcorsan, do Rio Grande do Sul - me marca no Facebook! Era para eu assistir a um vídeo de um educador financeiro best seller, que fazia a maior publicidade sobre as vantagens do Tesouro Direto,comparado ao que ele chamava genericamente de Previdência Complementar, juntando no mesmo guarda-chuva, no mesmo balaio os produtos bancários - com fins lucrativos - e os fundos de pensão - sem fins lucrativos.


Ane Casagrande, corretamente indignada, queria treta. Eu e minhas sandálias de borracha estávavamos lendo um livro sobre perdão e reparação... estávamos de boas... Daí, respondemos e contemporizamos, mesmo sabendo que o caso era de juntar argumentos, partir para a briga, usar as redes sociais, chamar os amigos atuários, universitários, advogados e correr o risco.... Mas era sabadão, sabe como é! Calorão, leseira... Eu e minhas sandálias de borracha saímos pela direita, coisa que não se deve fazer quando o assunto é amizade e protagonismo! Mas eu fiz. Vergonha de mim! Desculpe Ane Casagrande!

Revanche!

A história continua sempre que você responde "sim" à sua imaginação! Hoje eu estava aqui no meio de um turbilhão. Ah! Carnaval! Tempos de, claro!!!!!, produzir Relatório Anual de Informações - siiiiiiiiiiiimmmm - o famoso RAI! E eu aqui no meio de um mar de informações e dados, revisando e rezando para não misturar informação, faço um break pro café! Olho as redes sociais. E lá está! Matéria da Revista Exame: COMO INVESTIR NO TESOURO DIRETO E SE APOSENTAR COM TRINTA ANOS!. Não resisti. Fui ler, lembrando de minha amiga Ane Casagrande (consciência dói)! O texto não é longo, mas faz apologia ao título público. Achei curioso, afinal os educadores financeiros responsáveis, como Gustavo Cerbasi, estão começando a mudar as abordagens, considerando queda da taxa de juros, mercado em possível recuperação, etc.

Por pura sorte e Deus sempre comigo, resolvi ler os comentários. E lá estava! Primeiro, manifestações suspeitando dessa publicidade em prol da captação de recursos para o Governo. Depois, o show, espetáculo de quem, diferente de mim, entrou na raia e encarou a treta: Cristiano Verardo, da Odeprev de São Paulo, corrigindo, senhoras e senhores, a revista Exame! Vou reproduzir o texto, porque já li algumas vezes, para aprender.
"Editor da Exame, uma vergonha esse título sensacionalista! Separe as coisas. Quer chamar a atenção para as desvantagens da previdência privada vendida por bancos comerciais, faça a coisa certa, direcione sua matéria e o seu título para lá. Não coloque as Entidades Fechadas (as previdências de empresas, tipo a que vocês têm aí à disposição de vocês, por meio da Abril Prev) no mesmo "saco". Vocês prestam um belíssimo desserviço além de deixarem claro a parcialidade e a falta de técnica e rigor na matéria. Não está bom receber contrapartida (dinheiro da Abril) de 30% a 150% aí na Abril Prev? Tem melhor investimento do que esse? Seja mais rigoroso. Milhares (ou milhões) de pessoas que têm à sua disposição um plano de previdência de empresa vão, certamente, ficar em dúvida se estão fazendo a coisa certa. Tesouro Direto é ótimo, mas deveria ser a segunda opção para a essas pessoas que podem participar de um plano de previdência de empresa para apoiá-los em seu plano financeiro rumo a aposentadoria. Chame o pessoal do Fundo de Pensão de vocês para educar os jornalistas. O Brasil agradece! Mas não mais compare opções diferentes como se a mesma coisa fosse!"
Diante do nocaute, tive que disputar então espaço nos comentários sobre o comentário do Cristiano Verardo à matéria da Exame. Turn down for what? E para não correr o risco de perder as minhas fontes, estou reproduzindo o que eu vi aqui!




De verdade, estou feliz com essa lição da vida sobre perda e aproveitamento de oportunidade! Estou feliz com esse momento da história, que as pessoas - conhecidas e desconhecidas - protagonizam e fazem a rede mais inteligente. Estou feliz porque as PESSOAS sabem um pouco mais o que é Previdência. A verdade basta! Estou feliz!!!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário