sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

OS GIGANTES QUE JÁ FORAM TAMPINHAS


Na virada de 2017 para 2018, no mundo da Comunicação, duas notícias me chamaram à atenção: a compra da Fox pela Disney - negócio de US$ 52 bilhões (clique aqui) e os rumores de que a Apple pode comprar a Netflix (clique aqui). O movimento desses gigantes significa? Significa!



Entre Fox e Disney, por se tratarem de empresas de mesma natureza, penso haverá a tradicional otimização de recursos e, claro, uma remodelagem na produção de conteúdo, com influências mútuas de culturas institucionais.

Já entre Apple e Netflix - empresas de naturezas diferentes - penso que a história seja mais complexa. A cultura de tecnologia, inovação, design que vimos se expressar por meio da Pixxar e a cultura de escala, baixo custo, séries da Netflix devem se combinar em algo potencialmente novo. Sei que estou especulando, mas é impossível não imaginar as mutações desses casamentos, especialmente em ambiente de rede. 

Ah, o tão planejado domínio do mundo de Pink e Cérebro! É mais do que uma metáfora. Trata-se de market share, mind share, heart share e, claro, pocket share!

Conteúdo em vídeo

Cada vez que escrevo isso, minha consciência me aponta a incoerência: deixe a escrita! Faça vídeo! Como uma criatura do século 20, eu me dou essa permissão. Mas sei que ela expirou faz tempo! Ao invés de blogue eu deveria ter um canal no YouTube. Sei. Não fiz ainda. Mas, me assusto quando encontro editais de serviços especializados de Comunicação que ainda pedem produção de cartilhas, manuais, regulamentos impressos.


Agora, tudo é vídeo e app! Por favor, peçam roteiros para tutoriais, storytelling, novas expressões. Estimulem seus públicos com novas linguagens. Porque, em casa, não importa a faixa etária, seus públicos terão contato com o conteúdo que está nas redes sociais. Aqui no Brasil, a Vivo lançou com uma campanha linda, que registra muito bem esse movimento.


Para encerrar este post, uma dica: a Netflix tem um título - Walt antes do Mickey - que mostra os tempos de "tampinha" do camponês Walt, antes de se transformar no gigante Disney. Ele precedeu as garagens no Vale do Silício, habitadas por Steve Jobs & Cia. É, não é fácil para ninguém. Mas uma coisa é certa! É preciso ter coragem de gigante para mudar hábitos e fazer novas realidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário