segunda-feira, 23 de abril de 2012

Governança corporativa: respeito às necessidades coletivas


O sucesso das decisões de pessoas agrupadas por meio de instrumentos coletivos que representam diferentes interesses depende de um método chamado governança corporativa. Planos previdenciários, especialmente os fechados, precisam ter muita excelência em governança corporativa porque eles congregam diferentes perspectivas de gestão: do empregador, do empregado, dos aposentados, da administradora, do sindicato, das associações de classe, do Governo.


Portanto, é preciso alinhar essas diferentes vozes, considerando sempre que as decisões devem favorecer o plano de previdência - que termina alinhando toda essa diversidade de propósitos e intenções.


Gosto de pensar em governança corporativa por meio de uma metáfora musical. Outro dia, estava olhando o Youtube e descobri um vídeo com várias estrelas pop atuando simultaneamente, combinadas com uma orquestra sinfônica. Pensei no trabalho de bastidor para conciliar egos, expressões, interesses e estilos artísticos. 


Acho que esse resultado contempla bem os muitos movimentos alinhados por uma boa governança corporativa. Não é fácil, mas é possível. E o resultado faz bem a todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário