quarta-feira, 25 de abril de 2012

O FUTURO ESTÁ NA MODA


Assistir à TV é uma atividade que pode revelar muito sobre tendências, comportamentos humano e social, além de entreter e informar. Então, atenção a algumas propagandas. A primeira é do Itaú. Vamos jogar bola! O banco patrocina da Copa do Mundo. Por meio de imagens e de uma mensagem positiva associa o esporte à construção de um futuro melhor.  "Jogar bola muda as pessoas. Jogar bola muda o amanhã".
Se, para ler a mensagem, retroagirmos no tempo, vemos a coerência do texto. Há um tempo não muito distante, o futebol não tinha o apelo de mercado que conquistou hoje. Conquistou porque descobriu como apaixonar as pessoas. E, para isso, passou a combinar o esporte, à excelência administrativa e ao marketing esportivo. São áreas diferentes, mas que, em conjunto, dão resultados efetivos.
A P&G e a Coca-cola também estão falando de futuro em suas mensagens. O que me chama a atenção nessas estratégias de comunicação é, apesar de o apelo institucional convocar o cliente para o consumo imediato, o prêmio tem foco no futuro. 


A P&G - além de casa e carro - promete R$ 100 para o futuro dos filhos da família ganhadora. Já a  Coca-cola está no ar com a campanha Felicidade retornável. No texto de abertura, o filho diz à mãe: "Mamãe, estou vendo um futuro muito bom para você!". O presente é para ela: afinal, maio está chegando. Mas é também para a família. A Coca-cola está oferecendo cursos profissionalizantes como prêmio.


Talvez o futuro esteja realmente na moda. Talvez seja reflexo desse momento econômico que o país esteja vivendo. Talvez as pessoas tenham mudado. E pode ser um tudo isso junto e misturado. O que eu gosto é da ideia das várias expressões que o futuro assume nas mensagens que a gente vê na televisão.

2 comentários:

  1. Eliane, você é show!!! Quem sabe... no futuro... as pessoas realmente não DESEJEM planejar o seu futuro e fazer uma previdência...
    O futuro... o presente... está nas nossas mãos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, mas o que é o futuro mesmo? Uma abstração! O que existe é o presente e pronto! E é aqui e agora que a gente faz as coisas acontecerem. Você mesma é o maior exemplo de gente que faz. Então vamos em frente, fazendo o nosso barulhinho bom. Quem sabe, alguns despertem e resolvam ser escandalosamente felizes. Beijos e obrigada pelo comentário.Tagarela incorrigível, sou muito mais o diálogo ao monólogo!

      Excluir