quarta-feira, 25 de abril de 2012

VISÃO DE FUTURO: EXERCÍCIO PERMANENTE DE PROJEÇÃO




Albert Einstein - além de ter uma visão privilegiada sobre a realidade - ainda conseguia calcular muito precisamente o porvir. Só que - para manter sua percepção sensível  assertiva -  Einstein precisou se isolar de ruídos menos. Muitos homens especiais, antes dele, também se isolaram para manter a lucidez. Talvez nem todos tivessem o mesma popularidade que Einstein conquistou para o bem e para o mal, considerando que Hitler ofereceu um prêmio pela vida do cientista. Foi um dos motivos pelos quais Einstein se exilou nos Estados Unidos.


Matéria da revista Veja publicada em março de 2012: 

Albert Einstein estava certo sobre a expansão do Universo

No Brasil, até há pouco tempo, os previdentes também não eram bem entendidos pela sociedade e, durante algum tempo, ficaram meio que à margem da sociedade. A história da Previdência Complementar começou diferente aqui, em relação outros lugares do mundo. No meio de um Regime Militar, na década de 1970, era preciso criar mecanismos para que as Bolsas de Valores do Rio de Janeiro e São Paulo se estruturassem. Resposta para essa necessidade: formação de fundos de pensão para os funcionários de empresas, então, estatais.

A base foi essa, mas a história mudou, especialmente a partir da década de 1990. Em razão da globalização da economia, muitas empresas estatais foram privatizadas no Brasil. Os fundos de pensão precisaram também encontrar soluções de financiamento para que se mantivessem atraentes e viáveis aos novos patrocinadores e ainda continuarem a valorizar patrimônios previdenciários e Políticas de Recursos Humanos.

A administração das Entidades Fechadas de Previdência Complementar teve um tratamento de choque. O Governo passou a exigir cada vez mais resultados e profissionalização de líderes e liderados. Hoje o Brasil tem o oitavo lugar no ranking dos maiores fundos de pensão no mundo. O primeiro lugar é dos Estados Unidos.

Para quem sabe fazer cálculo, atenção às oportunidades de carreira. Queda na taxa de juros no Brasil (quem diria!) está abrindo espaço profissional para atuários no país. Clique aqui e leia mais.

O principal significado de fundo de pensão ainda é dinheiro acumulado. Para quem consegue ver mais longe, o significado muda e assume uma face mais humana. Para quem consegue ver mais longe, fundo de pensão significa expansão da consciência e opção por uma vida mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário