sábado, 7 de abril de 2012

Se é música o que mais atrai, façamos o playlist!

Comunicação de massa ou dirigida, satisfação e fidelização do cliente são a outra face da moeda das pesquisas de mercado. Para vender, vale tudo. A Fiat, neste verão, adotou a estratégia de usar como garoto propaganda Michel Teló, cantando o hit mais badalado do verão: "Ai se eu te pego". 
 Não vi dados sobre a relação investimento/retorno, mas deve ter sido compensadora. Por curiosidade, joguei no Google a dúvida e tive 140 mil respostas. Observei algumas e constatei que, nas redes sociais, o tema foi bastante reverberado. Alguns apontam, inclusive, para o gosto institucional duvidoso. Mas eu acredito que essa seja mais uma decisão de ir ao encontro do gosto popular do que uma questão de gosto institucional.

Smartphone - o celular com função de computador

Também assisti - na virada de sexta-feira, para sábado de Páscoa - que, segundo pesquisa Intel (a UOL deu crédito à empresa), o smartphone é o "melhor amigo do homem do século 21" e que, no Brasil, a função predominante para o uso do aparelho é ouvir música. O Jornal da Globo fez a matéria sobre o tema. 


Tenho escrito sobre o comportamento social em relação ao celular, mas sempre com o enfoque de transformação das estruturas políticas e econômicas. Entretanto, nunca me detive função de entretenimento com um pouco mais de atenção. Por isso, lembrei que, há alguns dias, recebi por e-mail um pedido para ajudar na divulgação da Rádio Previdência.



E esta é também uma oportunidade para recuperar uma conversa que tive com Lucas Silveira (PUC/SP - Novartis) sobre montarmos uma playlist com foco em Previdência Complementar. Tenho duas músicas só, mas nada impede dessa relação ser muito mais recheada e popularmente apreciada. Vou colocar aqui a minha preferida de Educação Financeira: escolhas possíveis, sem sofrimento. Vai de Madureira, by Zeca Baleiro.


Não vou colocar a segunda música, mas escolhi a autora,a Vanessa da Mata, falando sobre sua inspiração para escrever uma música que gosto bastante: Minha bolsa de grife. Consciência também é Educação Financeira. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário