quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sensatez: indicador de inteligência

Taí um assunto que costuma ser polêmico principalmente para quem é muito consumista ou imediatista - duas características diferentes, mas que podem ou não estarem associadas. Sensatez é tudo o que pessoas ansiosas, imediatistas e consumistas não fazem questão de ter ou desenvolver.

Por isso, muitas delas, além de não possuírem reservas financeiras - seja para emergências ou situações futuras, como a aposentadoria - em geral, ainda costumam se comprometer com linhas de crédito pessoal, cartão de crédito, cheque especial. Os casos mais críticos chegam a precisar de consultoria financeira para recuperarem a saúde financeira.

Sensatez é uma lição simples, mas exige a substituição do impulso pelo uso da razão. Na prática, usar um pouco do juízo pode parecer difícil, mas - para aqueles que se submetem à disciplina - os resultados podem ser compensadores: criatividade para fazer mais com menos e, para aqueles que poupam - no longo prazo - uma fórmula que, de acordo com Einstein, é a mais poderosa do mundo: o efeito de fermento dos juros compostos.

Quem sabe Matemática apenas elementar, como eu, pelos tutoriais disponíveis do Youtube pode aprender a fazer as contas. Existem simuladores que também mostram isso, principalmente os de Planos de Complementação de Aposentadoria, que podem ser de instituição aberta (com fim lucrativo) ou - para aqueles que têm acesso - fechada (sem fins lucrativos).

Quem consegue se programar para fazer um pé de meia, quando começa a ver o efeito dos juros compostos, também entende que qualquer poupança extraordinária pode ajudar a tornar os números tão sedutores quanto qualquer outro objeto do desejo. Pense nisso, faça as contas e comece a poupar já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário