sábado, 14 de abril de 2012

TRANSFORME TODO NÃO EM SIM!


Jeffrey Gitomer, best-seller mundial na área de vendas, afirma que todo NÃO! é determinante para o início de uma venda bem sucedida. Está lá, no livro A bíblia de vendas - revista e atualizada. Se você chegou até aqui na leitura e "pensa que não é um vendedor", reconsidere, dê só mais um passo porque TODO MUNDO É UM VENDEDOR!
  • Você "vende" uma ideia para seu professor, quando quer uma nota.
  • Você "vende" uma história - verdadeira ou não - para seus pais, quando passou dos limites.
  • Você "vende" uma justificativa ou um argumento para seu chefe, na avaliação anual de desempenho, porque quer uma promoção.
  • Você "vende" um apelo para um colega, quando precisa de uma força para realizar um trabalho.
  • Você "vende" autoelogios ou elogios para outra pessoa, quando quer conquistar seu coração (heart share), sua mente (mind share), seu corpo (body share), seu bolso (pocket share).

Portanto, pense bem! Você está sujeito a incontáveis nãos em diferentes momentos do seu dia. E você desiste? Por que então deixar a ideia de vender um Plano de Previdência Complementar te abater? Por que seu cliente é jovem e não quer ouvir você? Por que ele vai te detonar?
Bom, tudo é uma questão de posicionamento. Você pode ver naquele cliente um motivo para mudar de profissão, ou o seu grande mestre, que ensinará como você será o vendedor mais bem sucedido do planeta."Tente algo novo todos os dias. Atreva-se a ter sucesso!". Lição do professor Gitomer.
Se você assistiu à animação que eu coloquei para ilustrar esta reflexão, vai perceber que um jovem tem um pouco de dificuldade para entender o que é uma construção coletiva, porque algumas experiências com tempo ele vivencia de forma profundamente solitária. Não é culpa dele. As estruturas familiares mudaram. O mundo mudou. Nada mais de sol e cantar de galos nos quintais, cheiro de pão assando para entendermos a passagem do tempo e as relações comunitárias.
Em compensação, o jovem experimenta muito intensamente as informações que circulam nas redes sociais. Aliás, esse é o caminho que mais seduz o jovem a se aventurar e a se integrar na social jungle, uhuuuuuuuuuuuuuuuuu!, que ele tanto aprecia. Qual o problema?
Ah! O problema é que, para acessar o jovem, você vai precisar estar na rede também.  Então, veja a lição de Jeffrey Gitomer:

Você está perdendo oportunidades porque vive focado demais em obstáculos.

Além disso, eu desconfio que você não acredita que seu produto seja realmente "a solução para seus problemas"! ... "seus" quem, cara pálida? Do cliente? Claro que não! Você vende seu produto, porque a venda é uma solução para os seus próprios problemas. Vender bem - em primeiro lugar - significa mais dinheiro para você, promoção, superação de metas, bônus de Natal, viagem com a família.

Depois significa mais proteção para o futuro do seu cliente que, se ele é jovem, pode ainda se casar, ter filhos, separar, casar de novo, ter mais filhos... Então a escala da proteção aumenta, porque as esposas e os filhos também poderão ser seus clientes e ter acesso a parte dessa proteção em rede, dessa ideia de segurança como estilo de vida e resultado de escolhas inteligentes.

Uma venda também significa mais gente empregada, porque o dinheiro daquele jovem, por menor que seja a contribuição mensal (afinal ele está em início de carreira), será aplicada no mercado financeiro, passar pelo processo mágico de transformação, gerar empregos para mais pessoas, aumentar a riqueza e tornar o país globalmente mais competitivo. Depois, o dinheiro volta para o bolso daquele mesmo jovem, que se transformou em um adulto, só que em proporções também maiores, porque a moeda passa por operações de crescimento que, em matemática, recebe o nome de juros compostos.

Tudo isso acontece porque você não desiste, não se intimida e insiste em fazer um mundo melhor. Tudo isso acontece porque você tem um bom produto e sabe disso. Tudo isso acontece porque você tem consciência de que a sua vida tem um sentido e influencia positivamente a vida de muita gente. Você, mais do que ninguém, sabe como entrar nesse jogo para somar e multiplicar e fazer com que esse placar aumente em escala para sempre.

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