terça-feira, 1 de maio de 2012

1º DE MAIO - DIA INTERNACIONAL DO TRABALHO

Uma frase coerente: "Se trabalhar fosse bom, a gente pagava para trabalhar!". É coerente, quando trabalho é comparado a outras atividades. Isolado, o trabalho é a base para o progresso. Mesmo assim, há controvérsias. É de Mario Quintana a definição: "A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda". O italiano Domenico de Masi, sociólogo e professor de Sociologia do Trabalho, desenvolveu o conceito do ócio criativo, claro, analisando a forma intensa como o homem se dedica, cada vez mais, ao trabalho.


Bom, aqui eu não vou teorizar, porque hoje é feriado! Vou só escrever um pouquinho, meu trabalho favorito! Eu sou uma escriba incorrigível! Ontem eu fiz greve! Hoje, estou com uma terrível dor de consciência, porque eu não escrevi... mas o blog teve visitação, independentemente de mim, da minha rebeldia, da minha preguiça. 


As palavras trabalham sozinhas


Isso mesmo! As palavras trabalham sozinhas é uma lição que está na Bíblia, pode procurar. Isaías, um dos profetas, já falava isso: "assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará  para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei"." A lição inteira é maior e muito poética. Vale rever ou conhecer. (clique aqui Isaías 55, 10 a 13). Elas trabalham sozinhas, desde que você as pronuncie!


Fernando Pessoa, em Mensagem, diz: "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce". Então, se você quer ver as coisas diferentes, tem que tomar uma atitude. Mais do que a grandiosidade do gesto, o progresso pede posicionamento. Pode ser uma palavra, mas ela precisa de energia, de intenção. Você pode trabalhar com o braço, com o cérebro, não importa! Você precisa querer e acreditar na prosperidade e no significado daquilo que você faz. 


Mesmo que a vida coloque você em xeque, você não pode desistir do trabalho que faz você progredir. Você acredita e vai atrás. Pronto! Isso aconteceu comigo algumas vezes. Eu sempre lutei. Mas demorei aprender a ter calma, a esperar o tempo acontecer e fazer dar frutos. Há tempo para tudo. Também está na Bíblia a lição belíssima, mas a gente resiste em conhecer e aprender... o tempo e a vida, então, ensinam. As lições são transformadoras sempre, basta estar aberto à generosidade pedagógica de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário