terça-feira, 29 de maio de 2012

ERRAR É MAIS DO QUE HUMANO




ERRE COM MODERACAO
Muitas vezes, as pessoas erram ao procurar a solução para os problemas que encontram no caminho. O que não representa necessariamente um problema. :0)


Só que, nem sempre se percebe a situação dessa forma. O comportamento normal é a rejeição ou a negação automática e sistemática do erro, mais em razão de um condicionamento cultural, muitas vezes incoerente.


Por isso, o depoimento do artista plástico Hélio Leites, no filme do projeto O que é tristeza para você, é tão tocante. Ele, objetivamente, afirma: "Eu não penso, não imagino, mas faço. Então o jeito é você fazer!".


Empreendedorismo individual


Quem faz entende que o erro é a ponte entre o nada e o êxito, a inovação, o acerto. "A única maneira de concretizar seus desejos é AGIR. Quanto mais você confiar em si mesmo, em suas convicções e em seus pensamentos, mais ações vai empreender", ensina Jeffrey Gitomer em O livro azul da confiança - como fazer com que pessoas nas áreas de vendas, negócios e na vida confiem em você.


Gil Giardelli - professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo - está envolvido com um grupo de estudos acadêmicos sobre empreendedorismo cujo slogan é: "Vamos sair da inércia". Paralisia é contrária à ação. Dois times disputam o campeonato da ação: o da solução e o do problema. O da solução aceita o erro. O do problema, critica. O primeiro time tem resultados. O segundo, retórica.


Fazer, agir, sair da inércia, empreender, inovar são palavras com morfologia diferentes, mas com uma similaridade semântica. Isso quer dizer que só na forma elas se distanciam. No conteúdo, são muito próximas. É essa é uma lição muito valiosa em tempos quem que as relações de trabalho estão mudando e as pessoas precisam e podem ser multifuncionais e assumir diferentes atribuições. Todos podem ser tudo! Desde que não tenham medo de errar.


"Thomas A. Edison fracassou dez mil vezes antes de aperfeiçoar a lâmpada elétrica incandescente - ou seja: sofreu dez mil derrotas temporárias, antes que seus esforços fossem coroados de êxito. [...] A sua realização não pode ser maior que a qualidade dos seus planos. [...]Ninguém está derrotado até que desista - em sua mente". 
Estas são orientações importantes de Napoleon Hill. Ele estudou o método de enriquecimento dos homens milionários norteamericanos no início do século 20. No livro Quem pensa enriquece, ele conta casos intrigantes de formação de riqueza como a trajetória de Henry Ford e Dale Carnegie. Napoleon Hill ensina que: "O mundo não paga pelo que as pessoas 'sabem', mas pelo que fazem ou levam os outros a fazerem".


Napoleon Hill também conta, de um jeito muito fascinante, a história de Mahatma Gandhi, por sua capacidade profunda de influenciar pessoas. E é com a lição deste grande líder que este post se encerra: "Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário