sábado, 30 de junho de 2012

EDUCOMUNICAÇÃO: RELACIONAMENTO DE LONGO PRAZO


O homem, para aprender mais rápido, terminou separando áreas de conhecimento que, em essência, são inseparáveis.
Comunicação e Educação, por exemplo. Qual o sentido de delimitar campos distintos de conhecimento? Talvez um sentido funcional, mas que se reduz, considerando o modus operandi de cada um deles.

Por esse motivo, no Brasil, cresce  a importância do prof. Ismar Soares (ECA/USP) precursor do movimento e responsável pela introdução do conceito de Educomunicação disseminado pelo Núcleo de Comunicação e Educação da USP. O Instituto Claro gravou uma entrevista muito didática com o prof. Ismar que, por sua vez, tem pleno domínio do tema.

A democratização do conhecimento, do poder, da cidadania está na base desse trabalho. É preciso reconhecer como essas questões interagem e se completam numa experiência de construção de imaginário e valor.

O professor Ismar antecipa o redimensionamento da gestão, convertida em empreendedorismo participativo. É uma evolução, uma inovação das estruturas tradicionalmente definidas. Uma revitalização e uma atualização dos cânones! Pela perspectiva tradicional, trata-se de uma proposta revolucionária que precisa ser amplamente legitimada, assumida como política pública a favor de um mundo melhor.

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