segunda-feira, 2 de julho de 2012

VAMOS PENSAR E COMPARTILHAR JUNTOS?

O posicionamento do professor Gil Giardelli é sempre uma inspiração para qualquer post sobre comunicação. A sensibilidade e a consciência de um sociólogo assumidamente marxista hightech redimensionam a expressão e o sentido de palavras como compartilhar, participar, cidadania.


As fotos desse post foram publicadas na página do Facebook do professor Gil Giardelli. Ancoram a reflexão que será feita hoje sobre comportamento e apontam para o posicionamento e a consciência dos profissionais de comunicação e educação em relação ao futuro.


Observe e analise os dados. Se a perspectiva de mudança no formato da mensagem é tão evidente, pode ser mensurada com tamanha precisão e antecipação, significa que profissionais e seus empregadores precisam se apropriar da técnica, dos meios de produção e, principalmente, da linguagem.


Por experiência pessoal, sei como é complexa e o nível de exigência dessa decisão. Mas reconheço que retroceder não é opção. Por isso, todos os dias são oportunidade para adaptação aos novos meios e tecnologias. Todos os dias são oportunidade encontrar caminhos para conquistar corações e mentes.


Compartilhar é atitude do século 21


Num ambiente de alta concentração de informações, saber selecionar e compartilhar o relevante também é uma atitude coerente com os princípios de participação que caracterizam o cidadão do século 21. A informação que você viu e foi útil para outras pessoas fez diferença. Transformou a realidade.


Você não foi o autor do contedúdo, mas atuou como um multiplicador. Como um formador de opinião. E valorizou todo o trabalho do autor, toda a cadeia de produtiva, porque, invariavelmente, muitos profissionais de comunicação atuam juntos para, por exemplo, construir um infográfico que você lê em alguns segundos.


Experimentar essa história é cair numa rede mais ou menos sutil, porém sempre complexa, sempre interdependente, que nos conecta a nós mesmos e a todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário