domingo, 22 de julho de 2012

ATITUDE, SEGUNDO A GUARDA COSTEIRA NORTEAMERICANA


Escrever teoricamente sobre atitude é uma tarefa muito inspiradora. A busca por palavras que  formem um imaginário positivo é, ao mesmo tempo, um exercício de expressão e de imaginação. Entretanto, nem sempre a teoria é suficiente para demonstrar a importância e a ação de um conceito na prática.

Para a noite do último sábado, a Rede Globo programou o filme Anjos da vida, que mostra uma parte do trabalho e do treinamento de equipes que integram a Guarda Costeira norteamericana.

A ideia é mostrar um filme de drama e aventura, com um profissional que - por força das circunstâncias - é levado a treinar um grupo de mergulhadores de resgate.

Mas é possível observar - num momento de entretenimento -  situações extremas que envolvem riscos, perigo, pânico, precisão, condições ambientais hostis, resistência física e emocional, início e fim de carreira profissional, decisões sobre viver ou morrer. Consciência de coletivo acima da percepção individual.

A atitude que faz a diferença

Atitude positiva e assertiva, fazer parte da solução ao invés de fortalecer o time do problema, posicionamento estratégico são temas que frequentemente abordados aqui, porque - por meio do estudo da comunicação - a interpretação de soluções técnicas revela a base de decisões de sucesso.

No filme, a lição sobre atitude vem em outro contexto. Pressão, competição, disciplina, muita muita muita informação técnica, importância das regras, padronização do processo, consciência para submeter o ego e agir com inteligência e assertividade. Lições difíceis e imprescindíveis.  E Kevin Costner, o instrutor, é implacável, principalmente a 1h08min35seg do filme:

"Vai chegar o dia em que vocês terão que decidir entre quem vive e quem morre. É uma grande responsabilidade, mas é a que terão que assumir. Como mergulhadores de resgate, o mais importante é saber uma coisa que terão que enfrentar como qualquer ser humano. Vai chegar um dia em que terão que saber dizer não. As pessoas mais importantes que devem ficar vivas são vocês. Vocês resgatarão de cinco a vinte pessoas, todas gritando: me salve, me salve! Elas esperam um milagre. [...] Você tem que se tornar esse milagre. Você tem que achar um jeito de ser esse milagre. [...] A única diferença entre você e a vítima é a sua atitude quando você entrar na água. Você tem que arranjar um jeito de ficar calmo diante do caos, está entendendo?"


Agora, veja o filme e reflita: na vida, indistintamente, todos passam pela mesma lição. Aprovados são somente aqueles capazes de aceitar transformar suas atitudes sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário