sábado, 21 de julho de 2012

HAVAIANAS: 50 ANOS DE UMA HISTÓRIA INSPIRADORA

No dia 1º de abril, publiquei um post com o título Como serão as narrativas empresariais do amanhã? Aproveitei para escrever parte de uma história institucional que eu conhecia como consumidora do produto e admiradora da marca: as Havaianas. Escrevi com informações da memória, mas agora começou uma campanha comemorativa que reitera parte da forma como eu sabia por meio da minha experiência de uso. E amplia com as informações oficiais e uma parceira de solidariedade com a Unicef.
Muitos pontos são relevantes nesta história. O que me chama mais a atenção é a "virada" ter sido uma manifestação inovadora e espontânea do cliente, incorporada com muita propriedade pela empresa. Esse processo demonstra uma interdependência forte e uma comunicação sensível entre produto, consumidor e produtor. Esse conjunto possibilitou uma reinterpretação e uma universalização de uma expressão local, conquistando espaço global por meio de estratégias de busca de novos mercados, corações e mentes. Lindo!




Universalização mais forte que preconceitos 

Outro aspecto forte desta história é a superação de preconceitos. As Havaianas surgiram como um produto barato para uma camada pobre da população brasileira, que usava as sandálias com constrangimento porque o produto denunciava a classe social.  No vídeo, a informação aparece como "produto tabelado, incorporado à cesta básica do brasileiro". Faltou especificar: o brasileiro pobre. Os mais pobres ainda, na década de 1960, andavam descalços.


O mais importante, entretanto, é reconhecer que, numa trajetória institucional de longo prazo, existem crises, risco de imagem, reposicionamento, conquista de corações e mentes. A regra vale tanto para o macro quanto para o micro. As pessoas, individualmente, também passam por processos similares. O que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso? A atitude! A atitude positiva e inteligente para a manutenção permanente de uma conduta de confiança e qualidade.  Assim como os Rolling 5t0nes, que estão completando 50 anos de carreira, aproveitando com muita categoria as marcas próprias feitas pela passagem do tempo. Para ver a belíssima e megacampanha 50 anos Havaianas, clique aqui. Detalhe: o endereço tem um livro digital com a história em detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário