quinta-feira, 19 de julho de 2012

FUTURO DE GENTE GRANDE

Se você já está convencido de que vai viver mais e quer que isso aconteça com a maior sustentabilidade econômica possível, então assista e preste muita atenção à entrevista de Eduardo Yuki, do BNP Paribas, que explica a concepção de Educação como investimento e a relação entre Educação e poupança e produtividade, isto é, eficiência financeira. 
E veja que ele também se refere a decisões pessoais e políticas públicas combinadas. Isso significa que o cidadão faz sua parte, aprendendo e poupando. O governo também, oferecendo condições adequadas para que a informação qualificada chegue às pessoas e criando condições econômicas adequadas para um comportamento mais consciente por toda a sociedade.


Um tripé para o equilíbrio e a promoção da Educação

Agora preste atenção no recado de Vitor Paulo Camargo Gonçalves, presidente do ICSS - Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social, que explica as muitas interfaces envolvidas no processo de formação da poupança previdenciária e a vocação de proteção social dos planos de previdência complementar.

De forma muito didática, Vitor Paulo Camargo estabelece claramente as bases para o tratamento consciente da poupança previdenciária. Na analogia, o tripé se apoia em:
1. percentual de contribuição sobre o salário - sem ilusões; se você que fazer um bom pé de meia, poupe de verdade. No mínimo 6% ao mês. A isenção tributária para quem faz previdência complementar vai até 12% do salário ao mês.
2. tempo de contribuição - esta variável também depende de você. Comece a poupar o quanto antes. Mais tempo de formação de poupança, maior o patrimônio acumulado. Se você adiar, precisará compensar o tempo com contribuições maiores para a formação de sua poupança.
3. rentabilidade do patrimônio previdenciário formado - esta é a variável que depende menos de você e mais do desempenho do gestor do seu plano de futuro. Mesmo assim, você precisa saber acompanhar os resultados para avaliar a remuneração do seu dinheiro e a valorização do seu patrimônio. Ou seja: desde já, você está necessariamente comprometido com a qualidade e o sucesso do seu futuro. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário