segunda-feira, 20 de agosto de 2012

DIA DAS CRIANÇAS! PREPARE-SE PARA EDUCAR


O Dia das Crianças, em outubro, é uma das datas que mais movimenta o comércio no Brasil. A expectativa sobre o aumento nas vendas tem sempre dois dígitos. Os logistas esperam vender mais e mais. E as crianças esperam ganhar mais e mais.

Mas o Dia das Crianças pode ser uma boa oportunidade para começar a educar os baixinhos sobre um comportamento mais consciente: a sustentabilidade da vida. Ele precisa saber que os hábitos das massas nem sempre são os mais inteligentes. Comprar com critério é uma escolha alinhada com os princípios de proteção do meio ambiente que certamente seu filho aprende na escola. Aliás, segurança também deve ser outra noção que a escola compartilha com as crianças, por exemplo, por meio do uso do cinto de segurança.

Proteção, segurança e sustentabilidade

Se você reconhece e estabelece como legítimos estes três princípios, também pode incluir no legado que vai transmitir para seu filho. É a forma como os valores se multiplicam. É a fórmula para a geração de riqueza por e para muitas gerações.

A estratégia mais efetiva para conquistar corações e mentes é pelo EXEMPLO. Boas atitudes são antiaderentes ao tempo. Além disso, pais e mães são os modelos que os filhos primeiro adotam. Depois, tem um recurso muito simples, mas que precisa ser bem administrado: a PALAVRA. Se ela for de ordem, a tendência é provocar rebeldia. Se ela for de amor, um momento planejado, para contar uma história simbólica, a chance de sucesso será maior. 

E o seu filho, além de multiplicar seu EXEMPLO, também pode ser um formador de opinião entre os amigos e familiares, multiplicando a sua PALAVRA. O potencial de expansão em escala desses dois elementos é inquestionável.

Ainda que a ida ao shopping seja inevitável, concilie o passeio com uma ida ao parque, à pracinha e crie um ambiente onde - além de natureza - a imaginação, os valores e os bons vínculos possam crescer protegidos, seguros e de forma sustentável para muitas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário