sábado, 18 de agosto de 2012

O QUE NÃO É O QUE NÃO PODE SER QUE NÃO É

O conflito entre o ideal e o real é natural. Entretanto é natural também a diferença entre valor e preço. Estou lendo uma versão da história de vida do maior comunicador de todos os tempos: Jesus Cristo.

O quem mais está me chamando a atenção nesta leitura são as bibliotecas às quais ele teve acesso para realizar sua formação intelectual e moral. 

Tenho um carinho especial por esse tema porque adoro livros. E porque, há alguns anos, sou parceira de trabalho de uma profissional incrível - a doutora Bárbara Júlia Leitão (ECA/USP), que me ensinou a ver a nesses espaços a pluralidade da vida, das expressões, a ameaça que o conhecimento representa à concentração do poder, a censura, a liberdade, a imaginação, a memória.

Disciplina não é natural. Para naturalizar a disciplina os mestres de todas as filosofias indicam a consciência, a persistência, a determinação, a dedicação, até que o hábito incorpore a orientação na mais adiantada expressão. Sem dúvida, o caminho mais longo, mais árduo.

O apelo do imediato


No ambiente religioso, o apelo ao imediato é chamado tentação. Sem uma base sólida e sóbria, a tentação vence.

Vence quem, cara pálida?

A nós mesmos. Nós somos a presa daquilo a que não resistimos. A armadilha é simples assim.  Às tentações, ao imediato, entregamos a alma, muitas vezes por preços bem baratos, porque não reconhecemos seu valor. Mas esse tema eu sempre discuto aqui, até de forma menos filosófica e mais objetiva.

Um acervo especializado sobre Previdência

Hoje eu quero escrever sobre o Centro de Documentação e Informação Oswaldo Herbster de Gusmão (clique aqui) um acervo organizado e altamente especializado em Previdência Complementar. Fica fisicamente instalado em São Paulo, mas conta com muitas publicações digitais, disponibilizadas para toda a sociedade.

Portanto, se alguém em qualquer lugar do mundo estiver fazendo uma pesquisa acadêmica, um trabalho técnico ou quiser conhecer melhor as características e todos os fios que se entrelaçam esse universo, basta navegar no portal, ou visitar o espaço que também conta com um estande próprio no Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão. Este ano, acontece em outubro, em São Paulo.

Sou uma das PESSOAS que sonha e trabalha para a disseminação desse conhecimento e dessa consciência entre mais PESSOAS.  Por isso, fiquei pensando no valor de registrar e compartilhar essa informação... E o valor das incontáveis informações reunidas no acervo, então?

Como somente dados estatísticos  podem comprovar o que, por enquanto, é apenas intuição, esse tema fica como proposta para ser desenvolvido num post futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário