sábado, 11 de agosto de 2012

FUTURO FEITO DO PRESENTE

Dizem que quando conseguimos formular uma pergunta, é porque sabemos a resposta. As perguntas deste sábado então são: 

O futuro existe?
O que pode ser mais intangível do que o futuro?
Existe interdependência entre o presente e o futuro?

Menos metafísico do que se possa imaginar, futuro pode ter uma definição bastante pragmática e profundamente estruturada no presente. Autores como Eckhart Tolle afirmam que a relação entre presente e futuro é determinística. Albert Einstein reiterava insistentemente a afirmação: Deus não joga dados! Lei da Causa e Efeito. Ação e Reação.

Responsabilidade pelo presente e pelo futuro

Corrigir o imediatismo congênito é mais do que uma necessidade. Trata-se de um salto quântico comportamental para acompanhar a longevidade que se está construindo agora. A Medicina atendeu ao desejo de as pessoas terem mais saúde e viverem mais. Agora, a Pedagogia, a Andragogia, a Psicologia, a Comunicação, a Educação precisam entrar em cena para ajustar a ATITUDE das PESSOAS em relação ao PRESENTE e FUTURO

Continuar negligenciando a responsabilidade pelas escolhas corretas é manter um posicionamento de retaguarda, inadequado ao avanço etário que o ser humano conquistou. Escolhas precisam ser economicamente sustentáveis porque a vida é cada vez menos perecível. Precisa de proteção, continua vulnerável, mas o prazo de validade se estende "ao infinito e além", como o lema daquele personagem de animação da Pixar, o Buzz Lightyear.

Quem trabalha com Previdência Complementar, sabe que nada é mais intangível do que o futuro. Sabe também que há interdependência pragmática entre o presente e o futuro. E todas as escolhas para um futuro melhor são fundamentais, mas acompanhadas de ricos. Afinal o reino do intangível é se mostra parcialmente previsível à atividade humana. Parte escapa aos rudimentares controles racionais e mantém sua integridade sutil, aparentemente aleatória, aparentemente fugidia.

Deus não joga dados! E sabe construir um enredo muito mais complexo com a materialidade das ESCOLHAS que fazemos, com a qualidade das nossas ATITUDES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário