sábado, 27 de outubro de 2012

MAR DE GENTE

As imagens do 33º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, para mim, mostram o seguinte: o trabalho que, inequestionavelmente, dá resultados desencadeia uma mobilização crescente de PESSOAS  interessadas em se envolver com as propostas e compromissos do Sistema.


Minha impressão baseia-se num experiência elementar de comunicação: ter um mar de gente para fotografar em um evento técnico é uma experiência muito rara! O mais comum são auditórios com lacunas, que dão dificuldade para o fotógrafo registrar positivamente o trabalho. Então, olhe bem! Tem gente em pé, no fundo do auditório! O espaço foi muitíssimo mais disputado do que eu poderia imaginar.
Há alguns anos, quando tudo começou, esses eventos anuais contavam com pouco mais de cem PESSOAS empreendedoras, sonhadoras, que acreditavam no potencial do capitalismo social: mais do que um conceito, uma construção sempre por fazer, mas que, sem dúvida, já evoluiu sobremaneira!

Os próximos passos seguem em direção à elaboração de políticas públicas, decisivas para fazer esse mar ser ainda maior! Mais proteção para trabalhadores com tempos estendidos de vida e carreiras formais contraídas, como consequência dos recursos de tecnologia e dos movimentos econômicos como os observados da Europa.
Os próximos passos seguem em direção à profissionalização técnica e à internacionalização da indústria local. A presença da OIT, Banco Mundial, IOPS, entre outros atores, apontam para um futuro global. Você tem dúvida, cara pálida? Deus me livre de ser pessimista diante de tanta evidência!



A Terra é discreta sobre o próprio movimento

E tudo depende da perspectiva! Do espaço, dependendo da distância, você vai constatar que o Planeta está em movimento contínuo. Do chão que cada um de nós ocupamos na Terra, ela nos parecerá sempre estática! Portanto, mais do que refletir sobre as angústias do desconhecido, há que reconhecer o caminho que consolida muita experiência de qualidade, muita contribuição significativa e o valor intangível inestimável desse mar que  
nos mostra o horizonte, sustenta nossas decisões e une na construção de uma sociedade melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário