segunda-feira, 29 de outubro de 2012

POTENCIAL DE CRESCIMENTO IMEDIATO É DE 20%


Pesquisa Raio X da Previdência Complementar realizada por meio de parceria entre a ABRAPP, GAMA Consultoria e Itajubá - mostra que existe um potencial de crescimento de 20% do Sistema, só com a conquista de trabalhadores antiaderentes à proposta da Previdência Complementar. 

Os motivos que justificam a resistência são: custo, falta de cultura e a burocracia que as Entidades Fechadas de Previdência Complementar enfrentam para viabilizar o negócio. Soluções são criadas para conquistar esses e outros segmentos da sociedade. Por isso, agora a pesquisa deverá ser mantida como instrumento de relacionamento e monitoramento de tendência bem como referência para busca de parcerias em políticas públicas de fomento. O depoimento é de Antônio Fernando Gazzoni, à TV ABRAPP.


Transição para um novo tempo: muito mais do que expressão

O governo também está mobilizado para que a Previdência Complementar cresça e assuma papéis ainda mais representativos na economia local e global. O Ministro Garibaldi Alves Filho diz que está atuando, por meio de um plano governamental - nas esferas da União, Estados e Municípios, para realizar uma uniformização de procedimentos que atraia os servidores públicos à proposta da FUNPRESP. Essa já é uma forma de contribuição oficial para que a parcela da população abrangida pela Previdência Complementar seja maior do que os atuais 3%. 

Entretanto, Garibaldi Alves Filho também reconhece que a expansão desse movimento depende de uma cultura previdenciária mais sólida. O sentimento de segurança é que deve sustentar a discussão e o enraizamento da Previdência Complementar no Brasil.

Trabalhador e aposentado protegidos

Proteção social é uma necessidade que se instala no primeiro dia de vida do indivíduo e termina após a morte, porque se estende também para seus beneficiários pensionistas.

Quando entra no mercado de trabalho, o jovem passa a contribuir com a Previdência Social, mas pode ter a oportunidade de acesso à Previdência Complementar, benefício que integra as Políticas de Gestão de Pessoas desenvolvidas pelos melhores empregadores do país. Hoje, quem é aprovado por um concurso público também pode optar por essa modalidade de proteção, que complementa os benefícios oficiais regulamentares e proporcionam uma qualidade de vida melhor para o trabalhador, em caso de invalidez e, principalmente, para quem encerra suas atividades e se aposenta.

O investimento que o trabalhador faz - tanto na Previdência Social quanto na Previdência Complementar - é pela manutenção do consumo no período da aposentadoria, dignidade e cidadania. Em épocas de aumento da longevidade, a proteção social deve integrar planejamentos conscientes que busquem qualidade e sustentabilidade da vida.

"Precisamos de pessoas que acreditem que a evoluçāo da Terra se dará pela consciência coletiva. Precisamos de seres humanos." (Gil Giardelli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário