segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

QUALIDADE DO RESULTADO DEPENDE DE ESTRATÉGIA


Sucesso no mundo virtual é mais do que as estatísticas. Elas são importantes, sem dúvida. Ajudam a avaliar se o retorno sobre o investimento está adequado. Afinal, tudo depende de orçamento. Mas os números podem ser alavancados com, por exemplo, a compra de um mailing eletrônico. Se você quer só o número como resultado, essa pode ser uma entrega, uma solução. 

Veja! Não se trata de uma crítica, mas uma reflexão. Existem situações em que o objetivo é visibilidade da imagem institucional. Então, apenas o número é realmente relevante. Mas existem outras situações que precisam ser bem analisadas e definidas, para evitar transtornos e distorções que possam comprometer os resultados da comunicação e, pior, prejudicar o negócio.

Quando os objetivos das estratégias são o relacionamento, a fidelização, o engajamento então estamos criando expectativas também de caráter qualitativo. Então a complexidade aumenta. Porque a questão é a interação que pode acontecer, por exemplo, pelo consumo de um conteúdo que subsidie, por exemplo, uma decisão de compra. 

Portanto, a exposição da marca no mundo virtual precisa fornecer os melhores recursos - informação, precisão, motivação - para que a compra seja efetivada, tanto por meio de e-commerce quanto no formato presencial. 

O poder do banco de dados

O exemplo é muito simples, mas serve para lembrar que uma estratégia bem desenhada para subsidiar uma compra começa no banco de dados (big data)! Porque para quem quer vender interessa o consumidor que tenha interesse e orçamento para comprar. E aí já começa uma segmentação do universo de consumidores. E você passa a trabalhar com probabilidades estatísticas, associadas a informações sobre perfil do consumidor.

Outra questão a se considerar é que, nas redes sociais o que conta é a capacidade de relacionamento e encantamento. Portanto, a habilidade de estabelecer conexões tem que ser diferenciada, para garantir a reciprocidade nas iniciativas de contato. Precisar não precisa, mas é sempre bom lembrar de valores como cordialidade, tempestividade nas respostas e criatividade são fundamentais para os resultados, que se convertem em indicadores de retorno sobre atenção e retorno sobre relacionamento.

Além do virtual

Outra coisa bacana desta história é que o virtual alavanca mas não substitui o real. As estratégias começam com a presença digital qualificada, mas têm que transcender a web, para que as PESSOAS se encontrem, estabeleçam trocas simbólicas, materializem, recriem e reativem a cadeia produtiva de valor.

Ainda não sei dizer quem ganha o jogo, mas dá para intuir: quem oferecer oportunidade para a maior produção de sentidoS. Assim, no plural! As PESSOAS estão cada vez mais sensíveis para o que está além do tangível. Agora é a hora e a vez do intangível. 

O Ano da Serpente, no horóscopo chinês, começa no próximo dia 10 de fevereiro e favorece a fluidez e a flexibilidade, características próprias da modernidade líquida que todos nós já vivemos. Que nós estejamos prontos para as mudanças e todas as disrupções.




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