quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

TRABALHO COLABORATIVO: A MARCA DO SÉCULO 21

Para trabalhar em grupo é preciso reconhecer algumas evidências:

1. o grupo é mais efetivo; afinal ninguém é bom em tudo ao mesmo tempo;
2. método participativo funciona, mas é preciso buscar resultados concretos;
3. resultados pedem monitoramento e aperfeiçoamento sempre.

Parece simples. E é. Só que nem sempre conseguimos uma sinergia durante todo o processo. Então, a tendência é o abandono do modelo e a volta ao trabalho solo. Bom, os tempos mudaram. E as redes colaborativas são a marca do agora.

É por esse motivo que, em busca de maiores resultados, as empresas estão modelando seus negócios integrando a colaboração de seus funcionários de todos os níveis hierárquicos, além de suas competências técnicas. Dessa forma, os funcionários são os primeiros embaixadores da marca. Há quem vá além e integra nesta rede fornecedores, parceiros e clientes.

Para não ficar apenas na teoria, a Tecnisa - além de marcar fortemente sua presença digital nas redes sociais - ainda tem projeto específico, o Fast Dating Tecnisa, para estimular inovações. Aberto para quaisquer sugestões em diferentes áreas. Tudo começa com um vídeo explicativo e o preenchimento de um formulário. Qualquer PESSOA ou parceiro potenciais podem se candidatar e propor um projeto, ideia, solução. São 20 minutos de exposição que, se derem certo, se transformem em oportunidade de negócio, porque a Tecnisa entra como parceira. Para saber mais, clique aqui.

Do átomo ao Cosmo

Profissionais liberais como eu também buscam essa sinergia para fazer trabalhos maiores. Desde 2010, meu trabalho é resultado de parcerias significativas com a ABRAPP (Associação das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), SUPORTE Consultoria e Treinamento, SENTIRE Anotações e Transcrições Técnicas, ATEST Consultoria Atuarial. Juntos, nós prestamos serviços à GAMA Consultores Associados, PREVI, Embraer Prev, Mercer, Empresa Nacional de Electricidade de Angola, PPS Portfólio Performance, MML Advogados . Também tenho um cliente muito especial: o SARAH PREV, para quem desenvolvo conteúdo na área de Previdência Complementar.

Esse modelo de parcerias é mais convencional. Entretanto, em 2012 o Sistema de Previdência Complementar testemunhou uma inovação importantíssima na área de Educação Previdenciária. Ainda não foi replicada. Mas está dando resultado. 

O Programa A Escolha Certa é um exemplo valioso de trabalho colaborativo. Porque reuniu 13 Entidades de Previdência Complementar em Santa Catarina para colocar em ação um Programa de Educação nos moldes exigidos pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), primando pela qualidade, funcionalidade e viabilidade orçamentária para todos os integrantes. Para saber mais, clique aqui.

Quem acompanha as ações de Comunicação das Entidades Fechadas de Previdência Complementar sabe do empenho dos integrantes do Programa A Escolha Certa para conquistar o engajamento das PESSOAS.

Existem razões tangíveis que justificam essa presença digital: fortalecimento e continuidade do negócio. As razões intangíveis são também bastante claras: agregar valor ao trabalho por meio do relacionamento e do compartilhamento de atitudes previdentes. A economia do país agradece. A cidadania agradece. E assim se estabelece uma cadeia virtuosa de interdependência, da qual a sociedade tanto precisa.

Ah! E se você leu até aqui, lembre-se:


2 comentários:

  1. Olá Eliane Miraglia, agradecemos por citar o projeto Fast Dating.

    Projeto de rodadas rápidas com empreendedores inovadores, Fast Dating TECNISA, completou um ano e já proporcionou 16 parcerias e 63 ideias estão em avaliação.



    Algumas ideias como Gerador de etanol, car sharing nos empreendimentos, sistema de carona entre colaboradores, projetos de drenagem e muito mais já foram implementadas.

    Startups, pequenas, médias e até grandes empresas encontraram as portas da TECNISA abertas para novidades. Os executivos da companhia separam um dia na agenda todos os meses para encontros de 20 minutos com profissionais das mais diversas áreas interessados em mostrar ideias, produtos ou serviços inovadores. Os interessados em participar precisam acessar o endereço www.tecnisa.com.br/fastdating enviar a ideia que gostaria de apresentar à TECNISA. As empresas que conseguirem gerar interesse no primeiro encontro terão um segundo encontro sem tempo determinado, quando poderão detalhar melhor a sugestão oferecida.

    Estamos à disposição e agradecemos mais uma vez.
    Gerência de Redes Sociais Tecnisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimos,

      agradeço imensamente pelo gesto, que demonstra monitoramento e conexão. Ajuda a expandir minha reflexão aqui sobre processos de comunicação. Abraço grande. Sucesso sempre em todos os projetos da Tecnisa.

      Excluir